AGENDA DOS PRÍNCIPES: PALESTRA “DESVENDANDO OS PERIGOS DO SÍNODO DA SINODALIDADE”

Publicado em 07/11/2023 às 12:00:20

 

Na quinta-feira, 19 de outubro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, assistiu à palestra “Desvendando os perigos do Sínodo da Sinodalidade”, proferida pelo Bispo Auxiliar de Maria Santíssima, Mons. Athanasius Schneider, O.R.C., no Salão Nobre Bela Vista do Club Homs, em São Paulo. O evento foi realizado pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, do qual o Imperador de direito é Fundador e Diretor.

 

Bispo Auxiliar em Astana, Cazaquistão, e defensor dos ensinamentos tradicionais da Igreja, Mons. Schneider falou da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, convocada pelo Papa Francisco e realizada de 4 a 29 de outubro, em Roma, capital da Itália, com o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. O palestrante mostrou os perigos de uma “democratização” da Igreja, proposta pelo Sínodo, e defendeu sua organização hierárquica, estabelecida por Jesus Cristo.

 

A abertura dos trabalhos havia sido feita pelo Presidente do IPCO, Dr. Mario Navarro da Costa. Depois da palestra, houve lançamento e sessão de autógrafos do novo livro de Mons. Schneider, “A Missa Católica, passos para restabelecer a centralidade de Deus na liturgia”, publicado em 2023, pela Gratia Edições. O livro mostra como restaurar a liturgia católica depois dos abusos e erros litúrgicos de progressistas que querem aproximar a Missa do modelo protestante de culto.

 

O IPCO é uma das muitas Associações co-Irmãs, presentes em todo o mundo, inspiradas pelo Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, pensador católico e monarquista, Fundador da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade. Dom Bertrand e seu irmão e imediato antecessor dinástico, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1981 até seu falecimento, em 2022, foram discípulos do Dr. Oliveira e membros da TFP desde sua fundação, em 1960.

 

A amizade e a união de ideias entre o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até seu falecimento, em 1981, e o Dr. Oliveira foram longas e fortes. O Príncipe confiou ao amigo a complementação da formação religiosa e moral dos filhos Dom Luiz e Dom Bertrand, que, depois do falecimento do Dr. Oliveira, em 1995, tornaram-se Fundadores e Diretores do Instituto que leva o nome dele e que, desde 2006, continua seu trabalho no Brasil.

“A Missa Católica, passos para restabelecer a centralidade de Deus na liturgia” pode ser comprado no site da Gratia Edições: https://loja.institutogratia.org/produto/a-missa-catolica/