AGENDA DOS PRÍNCIPES: MISSA SOLENE EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 443 ANOS DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO RIO DE JANEIRO

Publicado em 01/04/2025 às 12:00:43

 

Na segunda-feira, 24 de março, a Princesa Imperial Viúva do Brasil, Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança, assistiu à Missa Solene em Ação de Graças pelos 443 anos da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, na Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso, na capital fluminense, onde a Princesa foi recebida pelo Provedor da Irmandade de Nossa Senhora da Misericórdia e Santa Isabel, Francisco Horta; o Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro Dom Roque Costa Souza, que celebrou a Missa; e o Chanceler do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito, Bruno Hellmuth.

 

A Missa incluiu coral e grande orquestra.

 

Depois, Dona Christine também participou de recepção no salão paroquial.

 

Fundada a 24 de março de 1582, a Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro é uma instituição de assistência médico-hospitalar de propriedade da Irmandade de Nossa Senhora da Misericórdia e Santa Isabel.

 

As Misericórdias datam de 1498, quando a Rainha Dona Leonor, viúva do Rei Dom João II, fundou a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal, para cuidar de doentes, inválidos e recém-nascidos abandonados. Desde então, Santas Casas foram fundadas em toda a Lusofonia, existindo 1.819 delas, hoje, no Brasil.