AGENDA DOS PRÍNCIPES: MISSA SOLENE EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO DIA DA INDEPENDÊNCIA DO LÍBANO

Publicado em 13/12/2022 às 17:00:23

No domingo, dia 27 de novembro, o Príncipe e a Princesa Imperiais do Brasil, Dom Antonio e Dona Christine de Orleans e Bragança, enviaram uma carta ao Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Líbano (Rio de Janeiro), Pe. Samuel Tanios Madel, M.L.M., cumprimentando-o pela celebração, naquele mesmo dia, de Missa Solene em Ação de Graças pelos 79 anos da Independência do Líbano com relação à França, reconhecida a 26 de novembro de 1943.

 

Promovido com apoio da Missão Libanesa Maronita do Brasil e da Sociedade das Damas da Misericórdia de Nossa Senhora do Líbano, o Santo Sacrifício da Missa foi oferecido pelo supracitado Pe. Samuel. Estavam presentes o Cônsul e a Consulesa-Gerais da República do Líbano no Rio de Janeiro, Dr. Alejandro Bitar e Sra. Fernanda Diehl Bitar, e membros da comunidade libanesa da capital fluminense. Após o fim da celebração, foi oferecido um coquetel de confraternização, no Salão Paroquial.

 

O Imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Dona Thereza Christina visitaram o Líbano em 1871. Impressionado com as qualidades do povo libanês, Dom Pedro II os convidou a imigrarem para o Brasil, prometendo que aqui eles seriam bem recebidos e prosperariam. Como resultado desse convite, nosso País hoje é o lar de 10 milhões de libaneses e seus descendentes, bem assimilados e em número superior à população do próprio Líbano, que é de 6 milhões de habitantes.

 

O Artigo 98 da Constituição de 1824 diz que o Imperador é o Chefe Supremo e Primeiro Representante da Nação. O Soberano exercia essa função com o apoio dos familiares. Hoje, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, seus irmãos, cunhados e sobrinhos procuram continuar servindo ao Brasil, viajando por todo o País, participando de solenidades e eventos, visitando instituições e, sobretudo, tendo contato direto com o povo brasileiro.