AGENDA DOS PRÍNCIPES: MISSA EM SUFRÁGIO DA ALMA DOS IMPERADORES DOM PEDRO I, DONA LEOPOLDINA E DONA AMELIA
Publicado em 07/11/2024 às 12:00:45
No sábado, 2 de novembro, dia no qual a Igreja comemora os Fiéis Defuntos, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, assistiu à Missa que fez celebrar na Cripta Imperial do Monumento à Independência do Brasil, em São Paulo, em sufrágio da alma de seus tetravós, o Imperador Dom Pedro I e as Imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amelia, lá sepultados. A Missa foi celebrada pelo Padre Marnnyson Thiago Fragoso de Oliveira.
Inaugurado em 1926, o Monumento à Independência do Brasil foi construído no local onde Dom Pedro I proclamou a Independência, a 7 de setembro de 1822. E o pai de Dom Bertrand, o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, autorizou, em 1954, que seus antepassados fossem sepultados na Cripta Imperial, inaugurada naquele mesmo ano, desde que o local fosse abençoado por um sacerdote católico e tivesse aspecto religioso, com Crucifixo e Altar para celebração de Missa pela alma dos Imperadores. O Monumento e a Cripta são administrados pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o Museu da Cidade de São Paulo e o Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo.
A Igreja comemora os Fieis Defuntos desde o século XIII, honrando as almas que estão no Purgatório, com esperança de entrar no Céu.