AGENDA DOS PRÍNCIPES: MISSA EM SUFRÁGIO DA ALMA DE DOM PEDRO II EM PETRÓPOLIS

Publicado em 19/12/2023 às 12:00:41

 

No domingo, 3 de dezembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelo irmão e a cunhada, o Príncipe e a Princesa Imperiais do Brasil, Dom Antonio e Dona Christine de Orleans e Bragança, na Missa em sufrágio da alma de seu trisavô, o Imperador Dom Pedro II, na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, Rio de Janeiro. A Missa foi celebrada por iniciativa do Instituto Histórico de Petrópolis.

 

Também estavam presentes os primos de segundo grau de Dom Bertrand e Dom Antonio, o Príncipe Dom Pedro Carlos de Orleans e Bragança, com a esposa, a Princesa Dona Patrícia de Orleans e Bragança, e os Príncipes Dom Manuel Álvaro e Dom Francisco Humberto de Orleans e Bragança, assim como o filho deste último, o Príncipe Dom Francisco Theodoro de Orleans e Bragança, além de monarquistas, amigos da Família Imperial Brasileira e figuras de destaque.

 

Os Príncipes foram recebidos pelo celebrante, o Pároco da Catedral, Pe. Adenilson Silva Ferreira, e a Presidente do IHP, Prof.ª Maria de Fátima Moraes Argon da Matta. Na Homilia, o Pároco falou das virtudes, da grandeza e do patriotismo de Dom Pedro II, cujos 49 anos de reinado pessoal, de 1840 a 1889, foram a Era de Ouro do Brasil. Ele também lembrou que o Soberano nasceu a 2 de dezembro de 1825 e faleceu a 5 de dezembro de 1891; por isso a Missa por sua alma naquela data.

 

Dedicada a São Pedro de Alcantara, Padroeiro do Brasil, da Família Imperial e de Petrópolis, a Catedral, Sede da Diocese de Petrópolis, foi construída entre 1884 e 1969, no estilo neogótico, com doações de Dom Pedro II. O Imperador, sua esposa, a Imperatriz Dona Thereza Christina, e sua filha e o genro, a Princesa Dona Isabel e o Príncipe Dom Gastão, Conde d’Eu, estão sepultados lá, no Mausoléu Imperial, que tem Crucifixo e Altar para celebração de Missas em sufrágio da alma dos Imperadores e Príncipes.