AGENDA DOS PRÍNCIPES: MISSA DA FESTA MAGNA DOS ORAGOS E AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 384 ANOS DA IMPERIAL IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DOS HOMENS PRETOS

Publicado em 17/10/2024 às 12:00:17

 

No domingo, 13 de outubro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pela sobrinha, a Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança, na Missa da Festa Magna dos Oragos e Ação de Graças pelos 384 anos da Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, no Rio de Janeiro, onde foi recebida pelo Reitor, Padre Robson Cristo de Oliveira, e o Chanceler do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito, Bruno Hellmuth. Depois da Missa, Dona Maria Gabriela participou de recepção no Salão Paroquial.

 

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos foi fundada em 1640, para abrigar os negros e pardos do Rio de Janeiro. Em 1996, o irmão e imediato antecessor dinástico de Dom Bertrand, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1981 até seu falecimento, em 2022, deu-lhe o título de “Imperial”. Por isso, os membros da Família Imperial Brasileira são Irmãos Natos da Imperial Irmandade.

 

Nossa Senhora do Rosário, cuja Festa Litúrgica é a 7 de outubro, é o título mariano apresentado quando da Aparição da Virgem Maria a São Domingos de Gusmão, em 1214, no Mosteiro de Nossa Senhora de Prouille, na França, na qual a Virgem deu o Rosário ao Santo. Já São Benedito, o Mouro, cuja Festa Litúrgica é a 5 de outubro, foi um pastor e eremita na Itália do século XVI.