AGENDA DOS PRÍNCIPES: MISSA ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DOS CAVALEIROS DA SOBERANA E MILITAR ORDEM DE MALTA DO RIO DE JANEIRO E BRASIL MERIDIONAL NA FESTA LITÚRGICA DO PADROEIRO SÃO JOÃO BATISTA

Publicado em 11/07/2024 às 12:00:47

 

No domingo, 23 de junho, o Príncipe e a Princesa Imperiais do Brasil, Dom Antonio e Dona Christine de Orleans e Bragança, assistiram à Missa anual da Associação dos Cavaleiros da Soberana e Militar Ordem de Malta do Rio de Janeiro e Brasil Meridional na Festa Litúrgica, a 24 de junho, de São João Batista, Padroeiro da Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, na Capela São Francisco de Assis, da Associação, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro.

 

Dom Antonio é Cavaleiro de Honra e Devoção da Ordem e membro da Associação, e os Príncipes foram recebidos pelo Presidente desta, Marcus Venícius Romariz Inácio, e o Capelão, Padre Edvino Alexandre Steckel, que rezou a Missa e, na Homilia, falou de São João Batista, primo de Jesus Cristo e pregador itinerante na Terra Santa do século I. Também estavam presentes outros monarquistas, amigos da Família Imperial Brasileira, autoridades e figuras de destaque.

 

A Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta é uma ordem de cavalaria fundada em 1099, na Terra Santa, para ajudar e proteger peregrinos cristãos e praticar caridade. Hoje, é também uma organização humanitária internacional. Seu atual Príncipe e Grão-Mestre é Frei John Timothy Dunlap; a sede é o Palácio Magistral, em Roma, Itália; tem mais de 13 mil membros; e dirige hospitais e outras obras de caridade em todo o mundo.

 

A Associação dos Cavaleiros da Soberana e Militar Ordem de Malta do Rio de Janeiro e Brasil Meridional foi fundada em 1957, na capital fluminense, e reúne membros da Ordem nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Seguindo as diretrizes da Ordem, seu principal objetivo é ajudar os mais necessitados, especialmente no campo médico e assistencial. No Brasil, há outras duas Associações dos Cavaleiros da Ordem e um Conselho Nacional.

 

Uma ordem de cavalaria (chamada também de ordem equestre) é uma ordem de cavaleiros fundada durante as Cruzadas, entre os séculos X e XIII, ou inspirada nas ordens militares católicas que delas participaram, e, por isso, são baseadas em conceitos medievais de cavalaria. As ordens são confrarias, sociedades e outras associações de membros e têm, na maior parte, caráter honorífico, dadas para premiar serviços prestados à Igreja, Dinastias e Estados.