AGENDA DOS PRÍNCIPES: MENSAGEM À PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Publicado em 30/09/2022 às 12:00:36

 

No sábado, dia 17 de setembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, em reconhecimento aos 157 anos da fundação, por Decreto de seu trisavô, o Imperador Dom Pedro II, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Rio Bonito, na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, enviou uma mensagem de felicitações ao Administrador Paroquial, Pe. Matheus de Barros Pigozzo, e aos paroquianos daquela Freguesia.

 

Nosso Imperador “de jure” destacou com alegria o fato de que os laços entre a Família Imperial Brasileira e a Paróquia foram ainda reforçados pela visita, em 1868, de seus bisavós, a Princesa Imperial Dona Isabel e o Conde d’Eu, à Igreja, durante sua fase de construção. Reafirmando o contentamento – seu e de sua Família – por unir-se aos paroquianos naquela comemoração, Dom Bertrand por fim rogou ao Pe. Matheus a bênção sacerdotal e orações pelo Brasil, por si próprio e pela Família Imperial.

 

Ao tempo do Império, respeitando o fato de que a imensa maioria dos brasileiros era – como ainda é – católica, a Religião Católica era a Religião do Estado – o que jamais significou que outras crenças fossem perseguidas, muito pelo contrário. E o fato de os nossos Príncipes e Princesas serem católicos devotos, e de não procurarem ocultar sua Fé, apenas contribui para que por toda parte sejam recebidos com respeito e admiração.

 

O Artigo 98 da Constituição de 1824 definia o Imperador como o Chefe Supremo e Primeiro Representante da Nação. O Soberano exercia essas funções – mais representativas que constitucionais – com o apoio dos demais membros da Família Imperial. Mesmo nas atuais circunstâncias, Dom Bertrand, seus irmãos, cunhados e sobrinhos procuram continuar servindo ao Brasil, viajando por todo o País, participando de solenidades, visitando instituições e, sobretudo, tendo contato com os brasileiros.