AGENDA DOS PRÍNCIPES: LANÇAMENTO DO LIVRO “NO BICENTENÁRIO DA CONSTITUIÇÃO DE 1824: ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO CONSTITUCIONAL DO BRASIL IMPÉRIO”

Publicado em 02/04/2024 às 12:00:26

 

Na segunda-feira, 25 de março, dia do Bicentenário da Constituição de 1824, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelo sobrinho, o Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança, no lançamento do livro “No Bicentenário da Constituição de 1824: estudos sobre a formação constitucional do Brasil Império”, no Átrio da Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, na sede do Supremo Tribunal Federal, Palácio do STF, em Brasília.

 

Idealizada e prefaciada por Dom Bertrand; organizada pelo Regente da Cadeira de História do Direito Luso-Brasileiro da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Ibsen José Casas Noronha; e publicada pela Livraria Resistência Cultural Editora e a editora Caminhos Romanos, a obra reúne ensaios de diferentes autores sobre os aspectos jurídicos, históricos, políticos e econômicos da Constituição de 1824, que o Imperador Dom Pedro I, tetravô de Dom Bertrand, outorgou ao Brasil.

 

Dom Gabriel foi recebido, no lançamento, pelo organizador do livro e o Ministro aposentado do STF Marco Aurélio Mendes de Farias Mello, um de seus autores. Na presença de outras autoridades e figuras de destaque, o Príncipe e seus anfitriões falaram da importância da Constituição de 1824, a mais duradoura da História do Brasil, que permaneceu em vigor por 65 anos, até o golpe de Estado da Proclamação da República, a 15 de novembro de 1889. O evento também incluiu sessão de autógrafos.

 

Ibsen José Casas Noronha é jurista, professor, ensaísta, conferencista e escritor. Foi Presidente da Juventude Monárquica do Brasil; fundou a Associação dos Amigos da Família Imperial, de Brasília, e a Associação para a Defesa da Tradição, Família e Propriedade, de Portugal; e também ensinou na Universidade de Brasília, no Centro Universitário do Distrito Federal e na Universidade do Legislativo Brasileiro.

 

Seguindo a tradição de incentivo ao progresso da Casa de Bragança e, em especial, o exemplo do trisavô, o Imperador Dom Pedro II, que sempre apoiou as artes e cultura, para incentivar o desenvolvimento intelectual e cultural dos brasileiros e engrandecer o nome do Brasil, Dom Bertrand não poderia deixar de ter o mesmo objetivo, ajudando a divulgar obras de valor, principalmente uma organizada por um veterano monarquista e amigo da Família Imperial Brasileira.

 

Dom Gabriel é filho do Príncipe Dom Pedro de Alcantara e da Princesa Dona Maria de Fátima de Orleans e Bragança. Descende, no lado materno, de José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência, e de Famílias tituladas do Império. Formado em Direito, trabalha na iniciativa privada, é casado com a Princesa Dona Luciana de Orleans e Bragança (nascida Luciana Oliveira de Souza Guaspari), tem dois filhos e vive em São Paulo.

 

O livro “No Bicentenário da Constituição de 1824: estudos sobre a formação constitucional do Brasil Império” está à venda no site da Livraria Resistência Cultural Editora: https://loja.resistenciacultural.com.br/no-bicentenario-da-constituicao-de-1824-estudos-sobre-a-formacao-constitucional-do-brasil-imperio-de-ibsen-noronha-coord