AGENDA DOS PRÍNCIPES: LANÇAMENTO DO LIVRO “A MEDICINA NO BRASIL IMPÉRIO”

Publicado em 21/02/2023 às 12:00:06

Na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, o Príncipe e a Princesa Imperiais do Brasil, Dom Antonio e Dona Christine de Orleans e Bragança, foram ao lançamento, no Auditório da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, do livro “A medicina no Brasil Império: pequena história de uma grande evolução”, do Chanceler do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito, Dr. Bruno Hellmuth.

 

O Príncipe Dom Fernando e a Princesa Dona Maria da Graça de Orleans e Bragança, irmão e cunhada de Dom Antonio, também estavam presentes, e os Príncipes foram recebidos pelo Dr. Bruno e sua esposa, D.ª Ieda Maria de Gouvêa e Silva Hellmuth. Após um coquetel e uma sessão de autógrafos, o autor proferiu palestra sobre o livro, que traça um panorama da medicina e dos profissionais de saúde do Império, mostrando o grande avanço da medicina brasileira no século XIX.

 

Seguindo a tradição histórica da Casa de Bragança e, de modo particular, o exemplo de seu trisavô, o Imperador Dom Pedro II, que foi um grande patrono da ciência e da cultura, sempre com o objetivo de engrandecer o Brasil, Dom Antonio e Dom Fernando não poderiam deixar de incentivar o desenvolvimento cultural do povo brasileiro, ajudando a divulgar uma obra de grande valor, sobretudo quando escrita por um veterano monarquista e amigo de longa data da Família Imperial Brasileira.

 

Médico cardiologista, o Dr. Bruno é Chanceler do CMRJ desde 2015. Fundado em 1989, o Círculo é a mais antiga e uma das mais atuantes associações monarquistas de nosso País, promovendo regularmente Encontros Monárquicos e eventos correlatos, e mantendo vivo, na capital antiga capital do Império, o ideal de Restauração da Monarquia no Brasil, com fidelidade ao Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e aos seus legítimos sucessores dinásticos.

 

Seu Patrono é o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Luiz de Orleans e Bragança, segundo filho da Princesa Dona Isabel e do Conde d’Eu e avô paterno de Dom Bertrand, Dom Antonio e Dom Fernando. No Exílio imposto à Família Imperial após o golpe de Estado de 15 de novembro de 1889, Dom Luiz – chamado de “O Príncipe Perfeito” pelos monarquistas de seu tempo – conduziu uma intensa campanha de propaganda monárquica, de 1909 a 1920, quando faleceu prematuramente, aos 42 anos de idade.

 

Aqueles interessados em adquirir uma cópia do livro “A medicina no Brasil Império: pequena história de uma grande evolução”, podem fazê-lo no site da Editora Linotipo Digital: 

 

https://www.linodigi.com.br/produto/a-medicina-no-brasil-imperio-pequena-historia-de-uma-grande-evolucao-74