AGENDA DOS PRÍNCIPES: LANÇAMENTO DO LIVRO “125 ANOS DE GLÓRIAS: REAL CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA (1898-2023)”

Publicado em 08/02/2024 às 12:00:56

 

Na quinta-feira, 1º de fevereiro, o Príncipe e a Princesa Imperiais do Brasil, Dom Antonio e Dona Christine de Orleans e Bragança, assistiram ao lançamento do livro “125 anos de glórias: Real Club de Regatas Vasco da Gama”, escrito pelo Presidente da Associação Portuguesa dos Autarcas Monárquicos, Manuel Maria Beninger Simões Correia. O evento ocorreu na Sede do Consulado-Geral da República Portuguesa no Rio de Janeiro, Palácio de São Clemente.

 

Os Príncipes foram recebidos pelo autor; a Cônsul-Geral da República Portuguesa, Maria Gabriela Vieira Soares de Albergaria; o Presidente do Conselho Consultivo da Câmara Portuguesa de Indústria e Comércio do Rio de Janeiro, Manuel Domingues de Jesus e Pinho; o 2º Vice-Presidente-Geral do Club de Regatas Vasco da Gama, Renato Brito Neto; a Prof.ª Eva Vider, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e o Chanceler do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito, Bruno Hellmuth.

 

O lançamento marcou os 125 anos do CRVG, clube esportivo do Rio de Janeiro, fundado a 21 de agosto de 1898 e nomeado em homenagem ao aristocrata, navegador e explorador português dos séculos XV e XVI Dom Vasco da Gama, 1º Conde de Vidigueira. No evento, houve palestra do autor, entrega da Medalha de Honra ao Mérito Real Comemorativa do 120º Aniversário do Vasco da Gama, apresentação musical, sessão de autógrafos e coquetel.

 

O livro fala da busca do CRVG pelo título de “Real Sociedade”, que seria dado pelo Rei Dom Carlos I de Portugal, em visita oficial ao Brasil, em 1908. Mas a morte do Soberano, antes da visita, impediu que isso fosse feito. Somente em 2017, o sucessor dinástico de Dom Carlos, o Príncipe Dom Duarte de Bragança, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real de Portugal, primo de segundo grau de Dom Antonio, deu o título “Real” ao Vasco da Gama. Por isso, no lançamento, também foi lida mensagem de Dom Duarte.

 

Seguindo a tradição da Casa de Bragança e, em especial, o exemplo de seu trisavô, o Imperador Dom Pedro II, que sempre apoiou as arte e cultura, a fim de incentivar o desenvolvimento intelectual e cultural dos brasileiros e engrandecer o nome do Brasil, Dom Antonio, com Dona Christine, não poderia deixar de ter o mesmo objetivo, ajudando a divulgar obras de grande valor, principalmente uma escrita por um monarquista e amigo da Família Imperial Brasileira.

 

Manuel Maria Beninger Simões Correia, português residente no Brasil, é engenheiro, analista político, empresário e político. Além de Presidente da APAM, é também Presidente da Fundação Meninos do Bissauzinho e foi Deputado na Câmara Municipal de Braga e na Assembleia Intermunicipal do Cávado, em Portugal. É filiado ao partido político Chega. Todo o valor obtido com as vendas de seu livro será dirigido à Fundação, que apoia crianças em Bissauzinho, Guiné-Bissau, por meio da arte, educação e esporte.

 

Os interessados em adquirir uma cópia do livro “125 anos de glórias: Real Club de Regatas Vasco da Gama (1898-2023)” devem enviar mensagem ao WhatsApp (21) 98746-9455.