AGENDA DOS PRÍNCIPES: JANTAR EM HOMENAGEM A DOM BERTRAND E EM COMEMORAÇÃO AO BICENTENÁRIO DA CONSTITUIÇÃO DE 1824 EM GOIÂNIA

Publicado em 20/06/2024 às 12:00:43

 

Na sexta-feira, 24 de maio, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, participou de jantar em sua homenagem e em comemoração ao Bicentenário da Constituição de 1824, oferecido pelo Procurador do Estado de Goiás Marcelo Marques Siqueira e a esposa, Larissa Milhomem de Siqueira, em sua casa em Goiânia, Goiás. Também estavam presentes outros monarquistas, amigos da Família Imperial Brasileira, autoridades e figuras de destaque.

 

A Constituição Política do Império do Brasil foi outorgada a 25 de março de 1824, pelo Imperador Dom Pedro I, tetravô de Dom Bertrand, depois de ser apreciada por Câmaras Municipais de todo o País. Organizando o Estado na forma de uma Monarquia Constitucional Parlamentar, essa Carta foi a que vigorou por mais tempo no Brasil – 65 anos, até o golpe de Estado da Proclamação da República, a 15 de novembro de 1889. Já o regime republicano teve seis Constituições em 134 anos.

Com a Restauração da Monarquia no País, seguindo as linhas gerais da Constituição de 1824, mas com as necessárias adaptações à atual realidade brasileira, Dom Bertrand será aclamado Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil. Assim, para superar as crises que atingem o País, todos os brasileiros são chamados a se unir em torno do legítimo sucessor dinástico dos Imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II, que garantiram a unidade, grandeza e prosperidade do Brasil.

O governo monárquico é, por excelência, o mais próximo do modelo familiar que deve ser base de todas as sociedades humanas. Por isso, o retorno do País a esse governo deve ser acompanhado de uma grande confraternização de todos os brasileiros, com um objetivo em comum, o bem do Brasil, e pondo de lado qualquer tipo de divisão. Para isso, a campanha pela Restauração deve ser feita em alto nível, sem atingir pessoas, partidos e organizações, com a propaganda e debate sempre no plano das ideias.