AGENDA DOS PRÍNCIPES: JANTAR DOS CONJURADOS DE 2022

Publicado em 18/12/2022 às 12:00:47

 

Na quarta-feira, dia 30 de novembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelos sobrinhos, o Príncipe do Grão-Pará, Dom Rafael de Orleans e Bragança, e a Srta. Maria Pia de Orleans e Bragança de Jong, no Jantar dos Conjurados de 2022, realizado pela Associação Causa Real, grupo monarquista português, na Quinta dos Rouxinóis, em Malveira, na Área Metropolitana de Lisboa, capital de Portugal.

 

Estavam presentes o Príncipe Dom Duarte de Bragança, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real de Portugal, sua esposa, a Princesa Dona Isabel de Bragança, Duquesa de Bragança, filhos, o Príncipe da Beira, Dom Afonso de Bragança, e a Infanta Dona Maria Francisca de Bragança, Duquesa de Coimbra, e primos-irmãos, D. Nuno, D. Francisco e D. Miguel de Bragança van Uden; figuras de destaque da sociedade portuguesa; e numerosos veteranos e jovens monarquistas portugueses.

 

Todos os anos, o Jantar dos Conjurados comemora a Restauração da Independência de Portugal, com o fim da União Ibérica com a Espanha, a 1º de dezembro de 1640. Naquele dia, os Conjurados – 50 membros da Nobreza, do Clero e das Forças Armadas – depuseram o Rei Dom Felipe IV da Espanha e aclamaram o Rei Dom João IV – primeiro Soberano da Casa de Bragança, antepassado da Família Imperial Brasileira e da Família Real Portuguesa.

 

Dom Duarte é filho da Princesa Dona Maria Francisca de Orleans e Bragança e do Príncipe Dom Duarte Nuno de Bragança, Duque de Bragança e Chefe da Casa Real de Portugal de 1932 até o seu falecimento, em 1976. D. Nuno, D. Francisco e D. Miguel são filhos da irmã de Dom Duarte Nuno, a Infanta Dona Maria Adelaide de Bragança, e do Dr. Nicolaas van Uden, médico holandês naturalizado português. Dom Duarte Nuno e Dona Maria Adelaide eram netos do Rei Dom Miguel I e bisnetos do Rei Dom João VI.

 

Já Dona Maria Francisca era neta da Princesa Dona Isabel e do Conde d’Eu, e prima-irmã do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até o seu falecimento, em 1981, pai de Dom Bertrand e avô de Dom Rafael e da Srta. Maria Pia. Dom Bertrand e Dom Duarte têm o mesmo ideal de Restauração de uma sociedade autenticamente cristã e monárquica unindo o Mundo Lusófono e marcada, sobretudo, pela Fé e a afetividade dos brasileiros e portugueses.