AGENDA DOS PRÍNCIPES: IV ENCONTRO MONÁRQUICO FLUMINENSE
Publicado em 29/08/2024 às 17:00:18
No sábado, 24 de agosto, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, acompanhado do sobrinho e segundo sucessor dinástico, o Príncipe do Grão-Pará, Dom Rafael de Orleans e Bragança, presidiu o IV Encontro Monárquico Fluminense, realizado no auditório da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, na capital fluminense, pelo Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito.
O Encontro teve como tema “Uma análise dos 200 anos da Primeira Carta Magna brasileira”, comemorando o Bicentenário da Constituição que o Imperador Dom Pedro I, tetravô de Dom Bertrand, deu ao Brasil a 25 de março de 1824. Essa Carta vigorou por 65 anos, até a Proclamação da República, em 1889. Já o regime republicano teve seis Constituições em 134 anos. Estavam presentes monarquistas, amigos da Família Imperial Brasileira, autoridades e outras figuras de destaque.
Os Príncipes foram recebidos pelo Chanceler do CMRJ, Bruno Hellmuth, e o Chefe de Gabinete do Provedor da Santa Casa, José Guilherme Ferreira de Souza, e assistiram às palestras “A Constituição de 1824, seu contexto e suas posições cívicas”, do Presidente da Academia Brasileira de Filosofia, Edgar Leite Ferreira Neto, e “Aspectos da Constituição de 1824 e perspectivas futuras”, da ex-Diretora Social do Movimento Brasília capital do Império Julia Bittencourt, com comentários do jornalista Jorge Maranhão e do economista Gastão Reis Rodrigues Pereira, respectivamente.
Dom Rafael falou na abertura dos trabalhos da tarde e, Dom Bertrand, no encerramento do Encontro, mostrando que a Monarquia é uma forma de governo superior à República, pois une tradição e progresso. O Imperador de direito convidou todos a se unir em torno de um objetivo em comum, a Restauração da Monarquia no Brasil, resgatando a grandeza, unidade e prosperidade que o País teve no Império, nos reinados de seus antepassados, os Imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II.
Fundado em 1989, o Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito, é o mais antigo e um dos mais atuantes do Brasil, promovendo a Restauração na capital fluminense, antiga capital do Império e atual capital do Estado do Rio de Janeiro. Seu Patrono é o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Luiz de Orleans e Bragança, avô de Dom Bertrand, e o CMRJ tem sido sempre leal a este e a seus legítimos sucessores dinásticos.
Em um Encontro Monárquico – realizado em nível municipal, estadual, regional ou nacional –, os monarquistas se reúnem para aprender, criar e fortalecer laços e, sobretudo, saudar Dom Bertrand e a Família Imperial como representantes das esperanças na Monarquia. Há muitas associações monárquicas em todo o País e – embora não dê, hoje, para quantificá-los – há também um grande número de brasileiros monarquistas; e esse número cresce a cada dia, principalmente entre os jovens.