AGENDA DOS PRÍNCIPES: I ENCONTRO DOS CÍRCULOS MONÁRQUICOS CATARINENSES

Publicado em 12/12/2022 às 12:00:05

 

No sábado, dia 26 de novembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, participou do I Encontro dos Círculos Monárquicos Catarinenses, realizado na Casa José Boiteux, Sede da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, em Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis), capital do Estado de Santa Catarina. O evento reuniu numerosos veteranos e jovens monarquistas daquele e de outros Estados do Brasil.

 

Recebido pelo Presidente do IHGSC, Prof. Dr. Augusto César Zeferino, o Presidente do IIC, Dr. Jairo Braz da Silva, e os Chanceleres do CMNSD e CMISFS, Procurador de Justiça do Estado de Santa Catarina Prof. Dr. Gilberto Callado de Oliveira e Prof. Francisco da Silva Lemos, que organizaram o Encontro Monárquico, Dom Bertrand proferiu as palavras de encerramento do evento, falando da missão providencial do Brasil, cuja vocação é ser uma Nação verdadeiramente cristã e monárquica.

 

O Encontro Monárquico contou ainda com as palestras “A predestinação do Brasil e os 200 anos de sua Independência”, do supracitado Dr. Callado de Oliveira; “A Magna Carta de 1824: um breve comentário da Constituição Imperial e Independente”, do Prof. Dr. César Amorim Krieger; “Comparando as Constituições de 1824, 1988 e a Libertadora”, do Dr. Jeferson Rocha; e “O Movimento Monarquista nos dias de hoje”, do supracitado Dr. Braz de Souza.

 

Por fim, foram lançados os livros “Caldas Novas da Imperatriz (170 anos de História)”, do Prof. Dr. José Carlos Petri, sobre a visita, em 1845, do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Thereza Christina, trisavós de Dom Bertrand, a Santa Catarina; e “Fundamentos da Ciência Juspolítica”, do Dr. Callado de Oliveira, com prefácio do Príncipe, sobre os princípios da metodologia juspolítica, que servirão de regras diretivas para a reconstrução do Direito Positivo e a reorganização política do Estado Brasileiro.