AGENDA DOS PRÍNCIPES: GRANDE PRÊMIO IMPÉRIO DO BRASIL

Publicado em 18/07/2023 às 12:00:58

 

Na sexta-feira, dia 30 de junho, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, acompanhou o último dia do Grande Prêmio Império do Brasil VII Etapa da Copa Brasil de FAN 32, no Clube de Caça e Tiro de São Paulo, em Santana de Parnaíba, na Região Metropolitana de São Paulo. Iniciada no dia 27 de junho, a competição foi nomeada em homenagem ao Imperador “de jure”, que recebeu uma placa comemorativa de sua presença.

 

Dom Bertrand foi recebido pelo Presidente e o Vice-Presidente do CCTSP, Dr. Renato Ribeiro Fortes Abuchan e Sr. José Carlos Distchekenian Anitablian, e assistiu atletas do Brasil e outros países da América do Sul competir na modalidade, na qual se atira com uma espingarda calibre 12 em um disco de plástico com uma hélice em movimento. Por fim, foi servido um coquetel e o Príncipe falou às centenas de presentes, dentre os quais havia muitos monarquistas e amigos da Família Imperial Brasileira.

 

Sempre atento à segurança do povo brasileiro, Dom Bertrand defende o porte e posse de armas de fogo, para que os cidadãos de boa vontade possam garantir sua legítima defesa. Afinal, mesmo sendo dever do Estado combater o crime e garantir a ordem, o indivíduo continua sendo o primeiro responsável por defender a si mesmo, sua família e sua propriedade. Além disso, a História mostra que as piores ditaduras desarmaram suas populações antes de dominá-las.

 

O Príncipe também pratica tiro esportivo desde a juventude e é Patrono da Associação Paulista de Rifles e 1º Clube de Tiro Monarquista do Brasil. Com origens no século X, o tiro esportivo foi, em grande parte, inspirado pela prática militar. Contudo, seu desenvolvimento, ao longo do século XIX, também foi muito influenciado pelos clubes de caça. O tiro esportivo é uma das modalidades dos Jogos Olímpicos modernos desde sua primeira edição, em Atenas, capital da Grécia, em 1896.