AGENDA DOS PRÍNCIPES: FESTA DO DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

Publicado em 04/07/2024 às 12:00:30

 

Na segunda-feira, 10 de junho, a Princesa Imperial do Brasil, Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança, participou da festa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na sede do Consulado-Geral da República Portuguesa no Rio de Janeiro, Palácio São Clemente, onde foi recebida pela Cônsul-Geral, Maria Gabriela Vieira Soares de Albergaria. Também estavam presentes monarquistas, amigos da Família Imperial Brasileira e outras figuras de destaque, brasileiros e portugueses.

 

Desde 1978, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas comemora, além do país, a língua e povo portugueses. A data escolhida para a comemoração, 10 de junho, é o aniversário do falecimento, em 1580, do poeta português Luís Vaz de Camões, cuja obra-prima, a epopeia “Os Lusíadas”, de 1572, é considerada a mais importante obra da literatura de língua portuguesa. No Brasil, cerca de 95% da população é de portugueses e seus descendentes.

 

A República Portuguesa é um país no sudoeste da Europa. O Brasil foi unido a Portugal do Descobrimento, em 1500, à Independência, em 1822, e os dois países têm relações diplomáticas desde 1825, nos reinados do Imperador Dom Pedro I e do Rei Dom João VI. O Imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Dona Thereza Christina estiveram em Portugal em 1871, 1872, 1876 e 1888, sendo recebidos pelo Rei Dom Luís I e a Rainha Dona Maria Pia de Portugal.

 

A Constituição de 1824, no Artigo 102, diz que o Imperador, como Chefe do Poder Executivo (exercido pelos Ministros de Estado), é responsável por dirigir as relações diplomáticas do Brasil com os demais países. Depois da Restauração da Monarquia no País, o Soberano atuará junto ao Governo (formado pela Maioria na Câmara dos Deputados, eleita por sufrágio universal) para que a política externa brasileira seja de Estado – permanente – e não de governo – que pode mudar a cada eleição.