AGENDA DOS PRÍNCIPES: EXÉQUIAS DO PRÍNCIPE WAUTHIER DE LIGNE

Publicado em 13/09/2022 às 12:00:48

 

Na segunda-feira, dia 22 de agosto, foi celebrada na Igreja de Saint-Pierre, em Beloeil, na Bélgica, a Missa de Réquiem em sufrágio da alma do nobre belga Príncipe Wauthier de Ligne, paroquiano daquela Freguesia, falecido a 15 de agosto, em Tournai, também na Bélgica, aos 70 anos de idade, confortado com os Sacramentos da Santa Igreja, depois de prolongada enfermidade, suportada sempre com resignação cristã e conformidade com a vontade de Deus Nosso Senhor.

 

O Príncipe Wauthier foi o segundo dos sete filhos do Príncipe Antoine, 13º Príncipe de Ligne, e de sua esposa, a Princesa Alix de Luxemburgo, e era irmão da Princesa Imperial do Brasil, Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança – esposa do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança –, e também do Príncipe Michel, 14º Príncipe de Ligne – marido da Princesa de Ligne, Dona Eleonora de Orleans e Bragança.

 

O cortejo fúnebre deixou o Castelo de Beloeil – residência da Casa Principesca de Ligne desde 1394, popularmente chamado de “A Versalhes da Bélgica” – liderado pela viúva, a Princesa Régine de Ligne, e por seus três filhos, o Príncipe Philippe e as Princesas Mélanie e Élisabeth de Ligne, acompanhados dos respectivos cônjuges, a Princesa Laetitia de Ligne, o Sr. Paul Weingarten e o Barão Baudouin Gillès de Pélichy.

 

Dona Christine estava com a filha, a Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança, e o Príncipe Michel e Dona Eleonora com os filhos, o Príncipe Hereditário Henri (afilhado do falecido) e a Princesa Alix de Ligne, esta última com o marido, o Conde Guillaume de Dampierre. Estavam igualmente presentes três dos demais irmãos do Príncipe Wauthier, o Príncipe Antoine-Lamoral e as Princesas Anne e Sophie de Ligne, e a cunhada, a Princesa Jacqueline de Ligne, esposa do Príncipe Antoine-Lamoral.

 

Também assistiram às Exéquias a Princesa Dona Maria Thereza de Orleans e Bragança e seu marido, o Sr. Johannes Hessel de Jong (irmã e cunhado de Dom Antonio e Dona Eleonora); o Conde Louis-Jean de Nicolaÿ e sua esposa, a Condessa Barbara d’Ursel de Bousies (o Conde é primo-irmão do Príncipe e das Princesas brasileiros); membros da Família Imperial Austríaca e da Família Grã-Ducal Luxemburguesa; representantes das Nobrezas da Bélgica e de outros países da Europa, autoridades e moradores locais.

 

Ademais dos casamentos de seus irmãos, que ligaram para sempre a Família Imperial Brasileira e a Casa de Ligne, o Príncipe Wauthier era, por sua mãe, duas vezes trineto do Rei Dom Miguel I, tetraneto do Rei Dom João VI e sobrinho-trineto do Imperador Dom Pedro I. Muito piedoso, bondoso e querido por todos os familiares e amigos, o falecido conhecia bem o Brasil, onde esteve algumas vezes desde o casamento do irmão, e aqui deixou muitas amizades. Rezemos, pois, pelo descanso eterno de sua alma.