AGENDA DOS PRÍNCIPES: ENTREGA DA 17º EDIÇÃO DO PRÊMIO PAUL DONOVAN KIGAR DE HONRA AO MÉRITO POR REALIZAÇÕES EM VIDA

Publicado em 04/01/2024 às 12:00:16

 

Na sexta-feira, 8 de dezembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, assistiu à entrega da 17º Edição do Prêmio Paul Donovan Kigar de Honra ao Mérito por Realizações em Vida, em Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. Dom Bertrand aceitou o Prêmio em nome do irmão e imediato antecessor dinástico, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1981 até seu falecimento, em 2022.

 

O Imperador de direito foi recebido pelo Presidente da Sessão, Ver. Dr. Aurélio Nomura; o Presidente do Prêmio Paul e Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Dr. Malcolm Dale Kigar; e o Presidente do Círculo Monárquico de São Paulo, Dr. Rubens Vuono de Brito Filho. Também estavam presentes membros e colaboradores do Secretariado da Casa Imperial, monarquistas, amigos da Família Imperial Brasileira e outras figuras de destaque.

 

Foi exibida uma mensagem em vídeo da sobrinha de Dom Luiz e Dom Bertrand, a Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança, que falou sobre a vida, o trabalho e o exemplo deixado pelo tio falecido. Por fim, Dom Bertrand, no discurso de agradecimento pelo Prêmio, lembrou que Dom Luiz, nos 41 anos em que foi Chefe da Casa Imperial, sempre trabalhou pela Restauração da Monarquia no Brasil, pelo bem de todos os brasileiros.

 

Além de Dom Luiz, foram premiados o Patrono da Força Aérea Brasileira, Sr. Alberto Santos Dumont; a Prof.ª Thaise Costa Guzzatti; a Enfermeira Sr.ª Cátia Fraga Kigar; os restauradores e patrocinadores da restauração do Museu Paulista da Universidade de São Paulo; o Grupamento de Radiopatrulha Aérea “João Negrão” da Polícia Militar do Estado de São Paulo; o Instituto do Câncer Dr. Arnaldo; a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social; e o Instituto AMOR ROSA.

 

Criado, em 2004, pelo Dr. Kigar, para homenagear pessoas e instituições que contribuíram significativamente para a sociedade, o Prêmio tem o nome do pai dele, C.F. USNR Paul Donovan Kigar, nascido a 8 de dezembro de 1915, em Fort Wayne, Estados Unidos, e falecido a 16 de outubro de 2000, em São Paulo. Servindo no Serviço de Inteligência da Marinha dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, ele foi enviado em missão ao Brasil e, depois do fim do conflito, mudou-se para o País.