AGENDA DOS PRÍNCIPES: DONA CHRISTINE ABRE A EXPOSIÇÃO DO CENTENÁRIO DO CONGRESSO EUCARÍSTICO DE 1922

Publicado em 19/09/2022 às 12:00:48

 

Na sexta-feira, dia 2 de setembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pela cunhada, a Princesa Imperial do Brasil, Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança, enquanto convidado de honra da solenidade de abertura da Exposição do Centenário do Congresso Eucarístico de 1922, realizada no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, na capital fluminense.

 

Dona Christine foi recebida pelo anfitrião, o Cardeal-Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, O.Cist., e abriu oficialmente, junto ao prelado, a Exposição, que rememora o primeiro Congresso Eucarístico do Brasil, realizado no Rio de Janeiro, de 26 de setembro a 1º de outubro de 1922, no âmbito das comemorações do Centenário da Independência de nosso País, a fim de afirmar o nome de Deus Nosso Senhor e reavivar a Fé e o patriotismo dos brasileiros de então.

 

Em visita à mostra (que permanece aberta ao público até o próximo dia 2 de novembro), a Princesa pôde admirar relíquias do Congresso Eucarístico, fotografias e recortes de jornais daquele período, além do Trono pertencente ao Imperador Dom Pedro II e a Rosa de Ouro dada à Princesa Dona Isabel pelo Papa Leão XIII, objetos hoje conservados pela Arquidiocese. Dona Christine também recebeu os cumprimentos e foi fotografada com as autoridades eclesiásticas e demais presentes.

 

A Família Imperial Brasileira, ainda exilada na França devido ao golpe de Estado de 15 de novembro de 1889, veio ao Brasil para as comemorações do Centenário da Independência, a convite das autoridades republicanas da época. No Rio de Janeiro, a Princesa Imperial Viúva do Brasil, Dona Maria Pia de Bourbon-Sicílias de Orleans e Bragança (avó paterna de Dom Bertrand e do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança), lançou a pedra fundamental da construção do Cristo Redentor.