AGENDA DOS PRÍNCIPES: DOM RAFAEL PARTICIPA DA TAÇA DUQUE DO PORTO, EM PORTUGAL

Publicado em 12/06/2022 às 12:00:15

 

No sábado, dia 21 de maio, o Príncipe Dom Rafael de Orleans e Bragança participou da IX Taça Duque do Porto, realizada no Estela Golf Club, em Póvoa do Varzim, na Região do Norte de Portugal, por iniciativa da benemérita Real Associação do Porto, tradicional agremiação monarquista portuguesa. Gentilmente recepcionou Dom Rafael seu primo terceiro, o Infante Dom Dinis de Bragança, Duque do Porto, Patrono daquela competição de golfe.

 

Dom Dinis é o mais moço dos três filhos – dois varões e uma moça – do Príncipe Dom Duarte de Bragança, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real de Portugal, e de sua esposa, a Princesa Dona Isabel de Bragança, Duquesa de Bragança. Assim como Dom Rafael, o Infante é um trineto da Princesa Dona Isabel, a Redentora, e do Conde d’Eu. A Família Imperial Brasileira e a Família Real Portuguesa compartilham, ademais, o ideal de Restauração da Monarquia tanto no Brasil como em Portugal.

 

Idealizada no âmbito das comemorações dos 25 anos da fundação da Real Associação do Porto, em 2014, a Taça Duque do Porto é realizada desde então, todos os anos. O torneio é jogado em seis campos de golfe, com a final sendo marcada por um jantar, ao qual sempre concorre Dom Dinis. A iniciativa tem permitido dar ênfase às virtudes do golfe em prol do convívio e da salutar competitividade, bem como divulgar a atuação da Real Associação e, sobretudo, a Causa Monárquica em Portugal.

 

O golfe moderno originou-se na Escócia, no século XV, sendo desde sempre associado às boas elites. O jogador faz uso de tacos para arremessar uma bola em uma série de buracos em uma vasta extensão de terreno (o campo de golfe), tentando acertar os buracos com o menor número de tacadas possível, pois, quanto menos tacadas, mais pontos ele irá fazer. O esporte é bastante apreciado por nossa Família Imperial, e Dom Rafael, esportista nato, além do golfe, pratica assiduamente futebol, tênis e squash.

 

O Príncipe atualmente reside e trabalha em Londres, capital do Reino Unido, donde acompanha com atenção e solicitude o Movimento Monárquico em nosso País, tendo recentemente assumido a Presidência da Juventude Monárquica do Brasil, cuja Vice-Presidente é sua irmã, a Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança. Ademais, na Europa, mantém estreito contato com o escol da Realeza e da Alta Nobreza católicas, o que muito lhe ajudará a fazer um prestigioso casamento dinástico.