AGENDA DOS PRÍNCIPES: DOM PEDRO DE ALCANTARA COMEMORA EM SÃO PAULO O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Publicado em 24/09/2022 às 12:00:42

 

Na quarta-feira, dia 7 de setembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelo irmão, o Príncipe Dom Pedro de Alcantara de Orleans e Bragança, na Santa Missa do Dia da Pátria celebrada na Paróquia Nossa Senhora das Angústias, em São Paulo, em Ação de Graças pelo Bicentenário da Independência do Brasil, proclamada por seu tetravô, o Imperador Dom Pedro I, às margens do Riacho do Ipiranga, também em São Paulo.

 

O Santo Sacrifício da Missa foi oferecido na Forma Extraordinária do Rito Romano, pelo Pároco daquela Freguesia, Pe. Fábio Fernandes, que em sua Homilia recordou que Dom Pedro I, ao proclamar nossa Independência, separou o Brasil de Portugal, mas conservou a Fé, a língua, a cultura e a forma monárquica de governo herdadas dos portugueses. Ao final da celebração, Dom Pedro de Alcantara foi cumprimentado e fotografado com os veteranos e jovens monarquistas e demais fieis presentes.

 

Ato contínuo, o Príncipe visitou a Cripta Imperial sob o Monumento à Independência do Brasil, no Parque da Independência, onde há 200 anos nosso primeiro Imperador proferiu o Brado de “Independência ou Morte!”. Os restos mortais de Dom Pedro I e de suas esposas, as Imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amelia, repousam naquele local. Na saída, Dom Pedro de Alcantara foi novamente cumprimentado e fotografado com monarquistas, e também concedeu entrevista à imprensa.

 

O Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até o seu falecimento, em 1981, pai de Dom Bertrand e seus irmãos, exigiu a Cripta fosse benta por um sacerdote católico e possuísse Crucifixo e Altar. Entretanto, ante a injustificável negativa do Governo do Estado de São Paulo para a celebração de uma Santa Missa ali, o Príncipe, em nome da Família Imperial Brasileira, pôde apenas depositar uma coroa de flores junto aos túmulos de seus maiores.

 

Dom Pedro de Alcantara é o quarto dos onze irmãos de Dom Bertrand. Formado em Economia, atuou sempre na iniciativa privada, e em 1974 se casou com a então Srta. Maria de Fátima Baptista de Oliveira Rocha (Princesa Dona Maria de Fátima de Orleans e Bragança), tetraneta e sobrinha-trineta de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência do Brasil, e descendente de importantes famílias tituladas do Império. Residem em São Paulo e têm cinco filhos e sete netos.