AGENDA DOS PRÍNCIPES: DOM GABRIEL PARTICIPA DE SEMINÁRIO COMEMORATIVO AO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Publicado em 08/09/2022 às 12:00:31

 

Na terça-feira, dia 16 de agosto, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado por seu sobrinho, o Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança, no primeiro dia do Seminário Nacional Comemorativo ao Bicentenário da Independência do Brasil, realizado até o dia 18 daquele mês, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e Colégio Militar de São Paulo “Solar dos Andradas”, importante instituição de ensino do Exército Brasileiro, situado na capital paulista.

 

Depois de ser cordialmente recebido pelo Comandante do CPOR/CMSP, Cel. Maurício Vieira Gama, e de assistir à solenidade de abertura do Simpósio, Dom Gabriel proferiu palestra intitulada “Dom Pedro I rumo ao processo de Independência”, na qual falou do caminho percorrido por seu indômito quinto avô, o Imperador Dom Pedro I, antes proclamar nossa Independência, a 7 de setembro de 1822. Ao final de sua exposição, o Príncipe foi longa e entusiasticamente aplaudido pelos presentes.

 

Com o objetivo de despertar nos alunos do Centro de Preparação e do Colégio Militar o interesse pela História do Brasil e elevar seu moral e espírito patriótico, o evento promoveu em três dias uma jornada de palestras alusivas aos 200 anos de nossa emancipação política com relação a Portugal. Os palestrantes – militares da ativa e da reserva das Forças Armadas, militares das Forças Auxiliares de Segurança e convidados civis – eram todos grandes especialistas em suas respectivas áreas de atuação.

 

Dom Gabriel é o terceiro e único varão dos cinco filhos do Príncipe Dom Pedro de Alcantara e da Princesa Dona Maria de Fátima de Orleans e Bragança. Descende, por via materna, de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, e de ilustres Famílias tituladas do Império. Formado em Direito, tem atuado desde sempre na iniciativa privada, e em 2009 desposou a então Srta. Luciana de Souza Guaspari, de tradicional família ítalo-brasileira. Residem em São Paulo e têm dois filhos.