AGENDA DOS PRÍNCIPES: DOM BERTRAND HOMENAGEADO COM JANTAR ENTRE AMIGOS

Publicado em 11/09/2022 às 12:00:54

 

Na segunda-feira, dia 22 de agosto, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi homenageado com um jantar gentilmente oferecido por seu preclaro amigo, o Secretário de Clima e Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente, Pecuária e Abastecimento, Emb. Marcus Henrique Morais Paranaguá, e pela esposa deste, a Emb. Josi Cavalcante Barros Paranaguá, na residência daquele casal em Brasília.

 

Veterano monarquista e antiga relação da Família Imperial Brasileira, o Secretário é um sobrinho-trineto do Dr. João Lustosa da Cunha Paranaguá, 2º Marquês de Paranaguá, destacado magistrado e político do Império, que foi Presidente do Conselho de Ministros e serviu sucessivamente como Ministro de Estado da Justiça, da Guerra, da Marinha, da Fazenda e das Relações Exteriores. E a Família Paranaguá manteve desde sempre exímia fidelidade à Monarquia e ao ramo brasileiro da Dinastia Bragantina.

 

Concorreram à ágape – que consistiu em uma noite muito agradável, ao longo da qual a conversa transcorreu, animada, por várias horas – as seguintes altas personalidades: o Diretor para o Estado de São Paulo da Juventude Monárquica do Brasil, Dr. Guilherme de Faria Nicastro; o Procurador de Justiça do Estado de Goiás Dr. Ronald Christian Alves Bicca; o Chefe do Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores, Min. Alan Coelho de Séllos; e o Jorn. Nelson Ramos Barretto.

 

Profundamente tocado pela assinalada hospitalidade de seus anfitriões, Dom Bertrand bem demonstrou que somente um Príncipe – educado para o Trono e o serviço da Nação – pode ser simples, familiar e agradável sem que os demais ousem romper a zona de respeito da qual devem cercar-se. Mas o respeito não impede que haja sadias familiaridade e espontaneidade; a cerimônia não se opõe à espontaneidade ou à intimidade; e o trato social pode ser cerimonioso e afetuoso ao mesmo tempo.