AGENDA DOS PRÍNCIPES: DOM BERTRAND HOMENAGEADO COM ALMOÇO ENTRE AMIGOS

Publicado em 22/09/2022 às 17:00:41

 

Na quarta-feira, dia 7 de setembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, com o sobrinho, o Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança, foi homenageado com um almoço oferecido por seu caro amigo, o Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados Dr. José Theodoro Mascarenhas Menck, e pela esposa dele, D.ª Irina Vladimirovna Mikhailiuk Menck, na residência do casal em Brasília.

 

Advogado, historiador, veterano monarquista e amigo de longa data da Família Imperial Brasileira, o Dr. José Theodoro é bem conhecido por sua série de livros comemorativos do Bicentenário da Independência do Brasil, lançados pelas Edições Câmara, dentre os quais destacamos “D. Leopoldina, Imperatriz e Maria do Brasil” (2017), “D. João VI e a construção das bases do Estado Nacional” (2018) e “D. Pedro I: entre o voluntarismo e o constitucionalismo” (dois volumes, 2022).

 

Também participaram do almoço o Embaixador da Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta no Brasil, Conde Franz de Schönborn-Wiesentheid; o Chanceler do Círculo Monárquico de Uberlândia, Prof. José Deolindo Mascarenhas Menck, irmão do anfitrião; o Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Dr. Malcolm Dale Kigar; e o Jorn. Nelson Ramos Barretto.

 

Sendo Dia da Pátria, os Príncipes, seus anfitriões e os demais convidados brindaram à nossa Independência, proclamada há 200 anos pelo Imperador Dom Pedro I, tetravô de Dom Bertrand, que no dia 7 de setembro de 1822, às margens do Riacho do Ipiranga, em São Paulo, proferiu seu Brado de “Independência ou Morte!”, pelo qual separou o Brasil de Portugal, preservando, no entanto, a Fé, a língua, a cultura e a forma monárquica de governo herdadas dos portugueses.