AGENDA DOS PRÍNCIPES: DOM BERTRAND FILMA PARTICIPAÇÃO EM DOCUMENTÁRIO DO CENTRO DOM BOSCO

Publicado em 26/03/2024 às 12:00:42

 

Na quarta-feira, 20 de março, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, recebeu na Sede Social de seu Secretariado, em São Paulo, a entrevistadora Pietra Bertolazzi e uma equipe de filmagem, formada por Ellen Dias, Daniel Mello, Luís Puccinali e Luiz Marques, do Centro Dom Bosco, do Rio de Janeiro. O Imperador de direito filmou então sua participação em um documentário sobre a Família Imperial Brasileira, em produção pelo CDB.

 

Fundado em 2016 e tendo por Patrono São João Bosco, sacerdote italiano do século XIX, fundador da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, chamado de “Pai e Mestre da Juventude”, o Centro Dom Bosco é uma associação de católicos que se reúnem para rezar, estudar e defender a fé, unidos e a serviço da Igreja. Sua missão é ajudar a resgatar a tradição de 2 mil anos da Igreja, por meio de livros, aulas e iniciativas apologéticas.

 

Com a Restauração da Monarquia no Brasil, seguindo as linhas gerais da Constituição de 1824, mas com as necessárias adaptações à atual realidade brasileira, Dom Bertrand será aclamado Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil. Como no Império, o Soberano terá o Poder Moderador como atribuição pessoal, garantindo o equilíbrio entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e o funcionamento das instituições de Estado.

 

A Constituição de 1824, no Artigo 98, diz que o Imperador é Chefe Supremo e Primeiro Representante da Nação. No Império, o Soberano cumpria essa função – mais representativa que constitucional – com apoio da Família Imperial. Hoje, Dom Bertrand, seus irmãos, cunhados e sobrinhos procuram continuar servindo ao Brasil, viajando pelo País para participar de Encontros Monárquicos, solenidades e outros eventos, visitar instituições e, principalmente, ter contato com os brasileiros.