AGENDA DOS PRÍNCIPES: DOM ANTONIO ENVIA CARTA AO CHANCELER DO CÍRCULO MONÁRQUICO DE MINAS GERAIS

Publicado em 10/11/2022 às 12:00:14

 

No sábado, dia 29 de outubro, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança, enviou uma carta ao Chanceler do Círculo Monárquico de Minas Gerais, Dr. Hugo Henrique Aparecido de Castro Machado, cumprimentando-lhe pela posse, naquele mesmo dia, como membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. A cerimônia ocorreu na Sede do IHGMG, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

Monarquista atuante e amigo da Família Imperial Brasileira, sempre leal ao Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e aos seus legítimos sucessores dinásticos, o Dr. Hugo foi eleito para ocupar a Cadeira 61 do Instituto, cujo Patrono é o Visconde de Abaeté, diplomata e político do Império, sucedendo ao falecido Dr. Mário de Lima Guerra, que também foi seu antecessor imediato na Chancelaria do CMMG.

 

O IHGMG é uma associação cultural, a mais antiga do gênero em Minas Gerais, fundada em 1907, a exemplo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, que é a mais antiga associação de avanço da pesquisa e preservação histórico-geográfica, cultural e de ciências sociais do Brasil, fundada em 1838, no Rio de Janeiro, e cujo Patrono é o Imperador Dom Pedro II. Durante seu longo reinado, o Soberano várias vezes presidiu sessões do IHGB.

 

A Constituição de 1824, no Artigo 98, diz que o Imperador é o Chefe Supremo e Primeiro Representante da Nação. O Soberano exercia essa função – mais representativa do que constitucional – com o apoio dos familiares. Hoje em dia, Dom Bertrand, seus irmãos, cunhados e sobrinhos procuram continuar servindo ao Brasil, viajando por todo o nosso País, participando de solenidades e eventos, visitando instituições e, sobretudo, tendo contato direto com o povo brasileiro.