AGENDA DOS PRÍNCIPES: CONCERTO DE LANÇAMENTO DA ESCOLA DE MÚSICA CRISTO REDENTOR
Publicado em 02/07/2024 às 12:00:14
Na quinta-feira, 30 de maio, o Príncipe e a Princesa Imperiais do Brasil, Dom Antonio e Dona Christine de Orleans e Bragança, com o irmão e cunhada de Dom Antonio, o Príncipe Dom Alberto e a Princesa Dona Maritza de Orleans e Bragança, assistiram ao Concerto de Lançamento da Escola de Música Cristo Redentor, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. Aberta ao público e com entrada franca, a apresentação foi repetida na sexta, 31.
Os Príncipes foram recebidos pelo Presidente da Escola, Padre Omar Raposo de Souza, e o Diretor-Geral, Leonardo Randolfo, sob cuja regência o Coro da Princesa – coral oficial do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, nomeado em homenagem à Princesa Dona Isabel, bisavó de Dom Antonio, Patrono do Coro com Dona Christine – se apresentou com uma orquestra sinfônica e solistas. Também estavam presentes outros monarquistas, amigos da Família Imperial Brasileira e figuras de destaque.
Gerida pelo Instituto Movarte, em parceria com a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, a Escola de Música Cristo Redentor tem o objetivo de tornar o ensino de música em padrão internacional para crianças, jovens e adultos acessível a toda a população do Estado do Rio de Janeiro. Tem três núcleos já inaugurados, sendo um no Rio de Janeiro e dois em Petrópolis, com um total de 450 alunos.
Por abolir a escravidão no Brasil, em 1888, Dona Isabel foi chamada de “A Redentora”, e quiseram homenageá-la com uma estátua. Mas a Princesa quis que o homenageado fosse o Redentor da humanidade, Jesus Cristo. Por isso, em 1922, um ano depois do falecimento de Dona Isabel, sua nora, a Princesa Imperial Viúva do Brasil, Dona Maria Pia de Bourbon-Sicílias de Orleans e Bragança, avó de Dom Antonio, lançou a pedra fundamental da estátua do Cristo Redentor, na capital fluminense.