AGENDA DOS PRÍNCIPES: COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA EM VASSOURAS

Publicado em 27/09/2022 às 12:00:10

 

Na sexta-feira, dia 9 de setembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelos irmãos, os Príncipes Dom Francisco e Dom Alberto de Orleans e Bragança, este último acompanhado da esposa, a Princesa Dona Maritza de Orleans e Bragança, enquanto convidado de honra das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em Vassouras, no Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro.

 

Os Príncipes e a Princesa foram recebidos pelo Prefeito Municipal, Sr. Severino Ananias Dias Filho, no Centro Cultural Cazuza, onde foi aberta a Exposição “200 anos da Independência do Brasil”, Dom Alberto proferiu palestra intitulada “Independência do Brasil” e respondeu a perguntas da plateia, e foi realizado um sarau histórico e musical. Ao longo de todo o dia, os Príncipes e a Princesa receberam os cumprimentos e foram fotografados com o público presente no local.

 

Em 1965, o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até o seu falecimento, em 1981, pai de Dom Bertrand e seus onze irmãos, adquiriu o Sítio Santa Maria, em Vassouras, para onde se mudou com sua Família. Dom Pedro Henrique deixou entre os vassourenses excelente impressão enquanto Príncipe e chefe de família, e seus filhos, que ainda conservam a propriedade, têm grande afeição pelo Município e seus habitantes.

 

Fundada em 1782, com o nome de Sesmaria de Vassouras e Rio Bonito, Vassouras entrou para a História com os apelidos de “A Princesinha do Café” e “A Cidade dos Barões”, precisamente por estar localizada no coração do assim chamado “Vale do Café”, região que tem hoje um grande apelo turístico, e que no período do Império chegou a produzir 75% de todo o café consumido no mundo, garantindo ao Brasil a importante posição de líder mundial na produção e exportação daquele grão.