AGENDA DOS PRÍNCIPES: COMEMORAÇÕES DO 84º ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DE DOM LUIZ

Publicado em 26/06/2022 às 12:00:42

 

No domingo, dia 5 de junho, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado por seu irmão e imediato sucessor dinástico, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, nas comemorações pelo transcurso, no dia seguinte, de seu 84º aniversário natalício, realizadas em São Paulo, com numerosa adesão de veteranos e jovens monarquistas e amigos da Família Imperial Brasileira, vindos de todo o Brasil.

 

O dia teve início com Bandeiraço no Monumento à Independência do Brasil, no Ipiranga, onde há quase 200 anos o Imperador Dom Pedro I – indômito tetravô de Dom Luiz e Dom Bertrand – proclamou nossa Independência. Sob o Monumento encontra-se a Cripta Imperial, onde repousam os restos mortais de nosso primeiro Soberano e de suas esposas, as Imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amelia. Dom Bertrand concedeu naquele momento entrevistas à imprensa ali reunida.

 

Seguiu-se então almoço comemorativo no Roma Ristorante. Na ocasião, depois de breve discurso do Dep. Estadual Frederico Braun d’Ávila, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Dom Bertrand, profundamente comovido, agradeceu as homenagens prestadas a Dom Luiz, antes de erguer o brinde de “Viva o Imperador!”, sendo entusiasticamente acompanhado pelos demais convivas, dentre os quais de muito bom grado destacamos as seguintes altas personalidades:

 

O Conde William Marmonti di Gaeta; e os Presidentes e Chanceleres do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, Dr. Mário Navarro da Costa; da Federação Pró-Europa Cristiana, Dr. Caio Vidigal Xavier da Silveira; do Movimento Brasília Capital do Império, Cel. R1 Francisco Yukishique Marques Caldas Abreu; dos Círculos Monárquicos do Rio Grande do Norte, Dr. Thomas Magnus da Câmara Medeiros; e de São Manuel, Dr. Ciro Moss d’Avino; e da Frente Dom Pedro II (Curitiba), Dr. Mozart Heitor Amorim França.

 

Ato contínuo, celebrou-se Missa Solene na Forma Extraordinária do Rito Romano na Igreja Santa Teresinha, Paróquia de Dom Luiz e Dom Bertrand. O Santo Sacrifício da Missa foi oferecido pelo Prior do Convento Santo Alberto Magno, Fr. José Almy Gomes, O.P., que em sua Homilia destacou a santidade, a fidelidade e a bravura possuídas por Dom Luiz. A gravidade daquele hierático recinto e a sacralidade do Rito conferiram grande solenidade à celebração, tocando profundamente os fieis presentes.

 

Por fim, Dom Bertrand recebeu no Secretariado da Casa Imperial alguns convidados, dentre os quais os dez primeiros participantes inscritos no XXXII Encontro Monárquico Nacional, realizado com grande êxito naquela capital, no dia anterior. Foi um momento de intenso e aprazível convívio, com a conversa transcorrendo, animada, por mais de uma hora, e percorrendo temas variados, como os problemas hoje enfrentados pelo Brasil e as esperanças de todos quanto à Restauração da Monarquia em nosso País.