AGENDA DOS PRÍNCIPES: COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE DOM BERTRAND

Publicado em 07/02/2023 às 12:00:34

 

Na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, com veteranos monarquistas, amigos de longa data e colaboradores mais próximos, assistiu na Sede Social de seu Secretariado, em São Paulo, à celebração de Santa Missa em Ação de Graças pela passagem de seu 82º aniversário natalício. Foi o primeiro aniversário de Dom Bertrand desde a sua ascensão à Chefia da Casa Imperial, a 15 de julho de 2022.

 

O Santo Sacrifício da Missa foi oferecido na Forma Extraordinária do Rito Romano pelo Vigário Paroquial da Paróquia São Domingos (São Paulo), Fr. José Almy Gomes, O.P., que na Homilia falou das virtudes, da grandeza e do patriotismo de nosso Imperador “de jure”. Como no dia 2 de fevereiro a Santa Igreja comemora a Festa Litúrgica da Apresentação do Menino Jesus no Templo e da Purificação de Nossa Senhora, também foi realizada a tradicional bênção das velas.

 

Além do Príncipe e do celebrante, estavam presentes o Presidente, o Diretor e o membro do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, Dr. Mario Navarro da Costa, Dr. Eduardo de Barros Brotero e Sr. Valdir Trivellato; o Secretário da Pró Monarquia, Prof. Luiz Augusto da Silva Franco; os Conselheiros da Pró Monarquia Dr. Osvaldo Rocco e Prof.ª Hayley Ribeiro de Barros Rocco, sua esposa; o Assessor da Casa Imperial Sr. Juan Carlos José Voiseau y Jardón; o Ecônomo da Casa Imperial, Sr. José Luiz Fábio; e o voluntário da Pró Monarquia Sr. Nilo Fujimoto. Após a Missa, foram servidos coquetel e almoço.

 

No Império, o aniversário do Imperador era um dia de Grande Gala e feriado nacional. Por isso, a 12 de outubro (no reinado do Imperador Dom Pedro I) e a 2 de dezembro (no reinado do Imperador Dom Pedro II), havia grandes festejos públicos no Rio de Janeiro e nas Províncias. Na capital, era celebrada Missa Solene e havia cortejo até o Paço Imperial, onde o Soberano era saudado por autoridades, pelo corpo diplomático acreditado no Rio de Janeiro e pelo povo brasileiro.