AGENDA DOS PRÍNCIPES: CERIMÔNIA MILITAR ALUSIVA AO 217º ANIVERSÁRIO DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

Publicado em 18/03/2025 às 12:00:07

 

Na sexta-feira, 7 de março, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pela cunhada, a Princesa Imperial Viúva do Brasil, Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança, na cerimônia militar alusiva ao 217º Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, no seu Comando-Geral, Fortaleza de São José, no Rio de Janeiro, onde a Princesa foi recebida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o Comandante-Geral do CFN, Almirante de Esquadra Carlos Chagas Vianna Braga; e o Chanceler do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito, Bruno Hellmuth.

 

Criado a 7 de março de 1808, pelo Rei Dom João VI, pentavô de Dom Bertrand, o Corpo de Fuzileiros Navais é a infantaria naval da Marinha, responsável pelo combate em terra e especializado em guerra anfíbia. Participou de todos os conflitos armados do Brasil, externos e internos; atua em todo o território nacional; e serve, na paz, protegendo embaixadas e instalações marítimas brasileiras e levando ajuda humanitária a populações carentes ou em situação de risco.

 

A Constituição de 1824, nos Artigos 102 e 148, diz que o Imperador é Comandante em Chefe das Forças Armadas. A Família Imperial Brasileira reconhece a importância dessas instituições, em cujo prestígio e eficiência estão a segurança interna e externa do País e seu destaque no cenário internacional. Depois da Restauração da Monarquia no Brasil, o Estado dará aos militares uma vida digna, sem preocupações materiais que afetem seu moral e os afastem da dedicação total ao serviço do País.