AGENDA DOS PRÍNCIPES: AUDIÊNCIA AO CHANCELER DO CÍRCULO MONÁRQUICO DE MINAS GERAIS E AO PROF. DR. JOSÉ LUÍS LIRA

Publicado em 29/09/2022 às 12:00:48

 

Na quinta-feira, dia 15 de setembro, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança, recebeu em audiência em sua residência, no Rio de Janeiro, o Chanceler do Círculo Monárquico de Minas Gerais, Dr. Hugo Henrique Aparecido de Castro Machado, e ao Prof. Dr. José Luís de Araújo Lira. Dom Antonio ficou muito satisfeito ao ouvir do sucesso da propaganda monárquica no Estado de Minas Gerais e também do trabalho desenvolvido pelo Dr. José Luís.

 

Fundado em 2008, o CMMG é uma das principais agremiações monarquistas de nosso País, muito atuante, promovendo regularmente Encontros Monárquicos e eventos correlatos, além de manter sempre vivo o ideal de Restauração da Monarquia no Brasil, em todo o Estado. O Círculo também sempre deu provas contínuas de fidelidade exemplar ao Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e aos seus legítimos sucessores dinásticos.

 

Com o consentimento do Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1981 até o seu falecimento, em 2022, o Dr. José Luís coordenou, entre 2015 e 2018, em parceria com o modelador digital Cícero Moraes e o fotógrafo Maurício Paiva, o trabalho de reconstrução digital da face do Imperador Dom Pedro I. O resultado do trabalho, que nos revelou a face do Fundador do Império, agradou a Família Imperial Brasileira e teve grande repercussão no Brasil e no Exterior.

 

Ao tempo do Império, todos os brasileiros e mesmo estrangeiros eram facilmente recebidos pelo Imperador Dom Pedro II. Para isso não era necessário nenhum tipo de vestuário específico, bilhete especial, declarações ou outras formalidades, e muito menos de empenhos de políticos ou cortesões. Para ter uma audiência com o Imperador, bastava apresentar-se na Corte, ter seu nome escrito em um livro de registros e então adentrar as salas do Paço de São Cristóvão ou do Paço Imperial.

 

Sempre coerente com a tradição de acessibilidade da Casa de Bragança e, em especial, de seu trisavô, Dom Antonio – enquanto irmão e imediato sucessor dinástico de Dom Bertrand – procura sempre que possível atender a todos os brasileiros, de modo muito particular aos monarquistas e amigos da Família Imperial. Para o Príncipe é sempre uma grande alegria receber veteranos e jovens monarquistas de todo o nosso País e ouvir a respeito de sua atuação em prol da Restauração da Monarquia.