AGENDA DOS PRÍNCIPES: ALMOÇO EM HOMENAGEM AOS REIS DA SUÉCIA

Publicado em 26/11/2024 às 12:00:15

 

Na terça-feira, 5 de novembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, participou de almoço em homenagem ao Rei Carlos XVI Gustavo e à Rainha Silvia da Suécia, oferecido pela Prefeitura Municipal de São Manuel, São Paulo, na Fazenda São José, naquele Município.

 

O Imperador de direito foi recebido pelo Prefeito, Ricardo Salaro Neto; o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Luiz Biandan; e o Presidente do Círculo Monárquico de São Manuel, Ciro Moss d’Avino, este último com a esposa, Simone Maria Pampado Casquel d’Avino, donos da Fazenda.

 

Os Reis estavam, naquele dia, em visita a São Manuel, onde a mãe da Rainha, Alice Soares de Toledo Sommerlath, nasceu, em 1906. Dona Alice casou com o empresário alemão Carl August Walther Sommerlath, com quem teve outros três filhos, e faleceu em Ekerö, Suécia, em 1997.

 

O Reino da Suécia é um país na Europa Setentrional e mantém relações diplomáticas com o Brasil desde 1826. Dom Bertrand e o Rei Carlos Gustavo são quatro vezes primos de nono grau, ambos pentanetos do Príncipe Francisco, Duque de Saxe-Coburgo-Saalfeld, e da Condessa Augusta de Reuss-Ebersdorf.

 

A Constituição de 1824, no Artigo 102, diz que o Imperador, como Chefe do Poder Executivo (exercido pelos Ministros de Estado), dirige as relações diplomáticas do Brasil com os demais países. Depois da Restauração da Monarquia no País, o Soberano atuará com o Governo (formado pela Maioria na Câmara dos Deputados, eleita por sufrágio universal) para que a política externa brasileira seja de Estado – permanente – e não de Governo – que pode mudar toda eleição.