AGENDA DOS PRÍNCIPES: ABERTURA DO 33º CONCURSO AMARÍLIS

Publicado em 23/05/2023 às 12:00:28

 

No sábado, dia 29 de abril, o Príncipe Michel, 14º Príncipe de Ligne, e a Princesa de Ligne, Dona Eleonora de Orleans e Bragança, abriram a 33º edição do Concurso Amarílis, realizado até o dia 7 de maio, em sua propriedade, o Castelo de Beloeil, na cidade também chamada Beloeil, na Província de Hainaut, na Bélgica. Os Príncipes também entregaram os prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugares nas diferentes categorias da competição.

 

Idealizado no final da década de 1980, pela então Princesa de Ligne, Alix de Luxemburgo, mãe do Príncipe Michel, o Concurso marca, todos os anos, o início da primavera na Europa, reunindo cerca de 6 mil amarílis cultivas pela floricultura holandesa Berbée Amaryllis. Os competidores exibem as flores em arranjos distribuídos pelos cômodos historicamente preservados, corredores, escadarias e jardins do Castelo, misturando-os a móveis, retratos, quadros, estátuas e esculturas.

 

Atraindo sempre um grande número de turistas de toda a Bélgica e também do Exterior, a competição recebeu o alto patrocínio da Casa Real Belga, normalmente representada pela Princesa Claire da Bélgica, cunhada do Rei Philippe dos Belgas. A abertura do Concurso Amarílis também costuma reunir membros da Nobreza Belga, autoridades e moradores locais, mostrando a boa relação que há mais de 600 anos existe entre a Família Principesca de Ligne e a população de Beloeil.

 

As origens da Casa de Ligne remontam ao século XI, em Ligne, na atual Bélgica. Príncipes desde 1601, por séculos, os membros da Família se destacaram como cruzados, heróis de guerra, diplomatas, articuladores políticos e artistas, servindo aos Condes de Hainaut, aos Reis da França, aos Imperadores do Sacro Império Romano-Germânico e, por fim, aos Reis dos Belgas. Desde 1394, residem no Castelo de Beloeil – chamado de “A Versalhes belga” – e têm um importante papel social na Bélgica.