AGENDA DOS PRÍNCIPES: 84º ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DE DOM LUIZ

Publicado em 28/06/2022 às 12:00:45

 

Na segunda-feira, dia 6 de junho, em comemoração pelo transcurso do 84º aniversário natalício do Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, seu irmão e imediato sucessor dinástico, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, ofereceu almoço na Sede do Secretariado da Casa Imperial, em São Paulo, marcando assim de forma singela – porém muito alegre – aquela fausta efeméride, que na Monarquia seria Dia de Grande Gala e feriado nacional.

 

A saúde de Dom Luiz (presentemente hospitalizado na capital paulista) vem decaindo paulatinamente, pelo peso dos anos e dos muitos sofrimentos e preocupações. Essas dificuldades, nosso querido Imperador “de jure” as enfrenta sempre serena e cristãmente, pois sabe que cumpriu com seus deveres, ao longo de quase 41 anos à frente do ramo brasileiro da Dinastia Bragantina, segundo o luzidio exemplo de fidelidade, bravura e mesmo santidade de tantos e tantos de seus insignes maiores.

 

O almoço foi precedido de Santa Missa, celebrada na Forma Extraordinária do Rito Romano pelo Prior do Convento Santo Alberto Magno, Fr. José Almy Gomes, O.P., benemérito sacerdote e amigo de longa data da Família Imperial Brasileira, que em sua Homilia destacou o fato de ser o insigne aniversariante verdadeiramente modelo das virtudes características de todo Soberano que queira ser digno de reinar, para a felicidade do Brasil, sobretudo nesta quadra tão atribulada e decisiva de nossa História.

 

Além dos Príncipes e do celebrante, concorreram à ágape somente aqueles considerados “de casa”; isto é, o pequeno número de devotados monarquistas que têm a honra e a felicidade de servir a Dom Luiz e Dom Bertrand diariamente, alguns já há décadas, de forma inteiramente voluntária e desinteressada, com fidelidade exímia, espontânea e meticulosa, ao mesmo tempo empolgante e tocante. Trata-se de um convívio harmônico, que lembra a doçura de viver inerente à Monarquia e extrínseca à República.

Estavam presentes, a saber, o Secretário da Pró Monarquia, Prof. Luiz Augusto da Silva Franco; os Conselheiros da Pró Monarquia Dr. Osvaldo Rocco e Prof.ª Hayley Ribeiro de Barros Rocco, sua esposa; o Assessor da Casa Imperial Sr. Juan Carlos José Voiseau y Jardón; o Ecônomo da Casa Imperial, Sr. José Luiz Fábio; os Srs. Paulo Emanuel Oliveira de Freitas e Nilo Fujimoto, voluntários da Pró Monarquia; e o Enfermeiro Marcelo Pereira, que presta assistência a Dom Luiz no dia a dia.