ACLAMAÇÃO À FAMÍLIA IMPERIAL 2022 NO RIO DE JANEIRO

Publicado em 20/01/2022 às 12:00:39

AGENDA DOS PRÍNCIPES (09/01/22)

 

 

No domingo, dia 9 de janeiro, por ocasião da passagem dos 200 anos do Dia do Fico, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado por seu irmão, o Príncipe Dom Fernando de Orleans e Bragança, na Aclamação à Família Imperial, realizada no Rio de Janeiro, pelo terceiro ano consecutivo, por iniciativa do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito, e do Diretório Monárquico do Rio de Janeiro.

 

A Aclamação teve início com Santa Missa na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, celebrada por seu Reitor, Pe. Edmar Augusto Costa. Dom Fernando vestia então a opa com a insígnia de Irmão Nato da Irmandade, privilégio reservado aos membros da Família Imperial Brasileira desde 1996, quando Dom Luiz houve por bem outorgar o título de “Imperial” àquela benemérita confraria, situada em hierático recinto tão profundamente ligado à História do Brasil.

 

Ao fim da celebração, Dom Fernando dirigiu-se à entrada da Igreja, onde os veteranos e jovens monarquistas presentes saudaram Dom Luiz, nosso querido Imperador “de jure”. Daquele mesmo local, a 9 de janeiro de 1822, saiu a representação popular que levou o Príncipe Real de Portugal e Regente do Brasil, Dom Pedro de Alcantara de Bragança, tetravô dos Príncipes, a declarar, da sacada do Paço Real: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico.”

 

Dom Fernando é o quinto dos onze irmãos e irmãs mais moços de Dom Luiz. Formado em Economia, o Príncipe atuou durante toda a sua vida profissional na iniciativa privada, e em 1975 desposou a então Srta. Maria da Graça de Siqueira Carvalho Baère de Araújo, descendente de ilustres Famílias tituladas das antigas Províncias de Minas Gerais e do Ceará, bem como de expoentes da Baixa Nobreza do Reino da Bélgica. Residem no Rio de Janeiro e têm três filhas e três netos.