AGENDA DOS PRÍNCIPES: VISITA À EXPOSIÇÃO “ANÁPOLIS CONQUISTA A AMÉRICA”

Publicado em 25/06/2024 às 12:00:43

 

No domingo, 26 de maio, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, visitou a Exposição “Anápolis conquista a América”, da Prefeitura Municipal de Anápolis, Goiás, no Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis. O Imperador de direito foi recebido pelo Curador, Jairo Alves Leite, que o levou por um passeio guiado pela mostra, comemorativa do Bicentenário das Relações Diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.

 

Aberta ao público de 20 de maio a 14 de junho, a Exposição reuniu objetos e fotografias que mostram como essa relação influenciou o Município de Anápolis, no Interior do Estado de Goiás. Destacou, entre outros fatos, que atrizes de cinema estadunidenses viveram na cidade; que frades franciscanos, vindos de Nova Iorque, Estados Unidos, estiveram presentes na região; e que Anápolis foi um local de escala em voos entre os dois países.

 

Os Estados Unidos da América são um país na região central da América do Norte. Tem relações diplomáticas com o Brasil desde 1824, no reinado do tetravô de Dom Bertrand, o Imperador Dom Pedro I, e governo do Presidente dos Estados Unidos James Monroe. Os trisavós do Príncipe, o Imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Dona Thereza Christina, lá estiveram em 1876, sendo recebidos pelo Presidente dos Estados Unidos Ulysses S. Grant e a Primeira-Dama dos Estados Unidos Julia Boggs Grant.

 

A Constituição de 1824, no Artigo 102, diz que o Imperador, como Chefe do Poder Executivo (exercido pelos Ministros de Estado), é responsável por dirigir as relações diplomáticas do Brasil com os demais países. Depois da Restauração da Monarquia no País, o Soberano atuará junto ao Governo (formado pela Maioria na Câmara dos Deputados, eleita por sufrágio universal) para que a política externa brasileira seja de Estado, permanente, e não de governo, que pode mudar a cada eleição.