NOTA DE FALECIMENTO: D. HENRIQUE PAIXÃO, O.S.B. (1973-2022)

Publicado em 09/01/2023 às 17:00:42

 

O Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e seu irmão e cunhada, o Príncipe e a Princesa Imperiais do Brasil, Dom Antonio e Dona Christine de Orleans e Bragança, enviaram ao Bispo Diocesano de Petrópolis, D. Gregório Paixão, O.S.B., mensagens de condolências pelo falecimento, ocorrido no dia 17 de dezembro de 2022, aos 49 anos de idade, de seu irmão, D. Henrique Paixão, O.S.B.

 

Dom Bertrand enviou sua mensagem no último dia 30 de dezembro. Dom Antonio e Dona Christine haviam enviado sua mensagem ainda no dia 18 do mesmo mês. O falecido era Monge Professo Perpétuo da Arquiabadia de São Sebastião da Bahia, em Salvador, capital do Estado da Bahia. Seu irmão é o Bispo de Petrópolis desde 2012. A Família Imperial Brasileira desde sempre mantém relação muito próxima com a Diocese de Petrópolis.

 

Petrópolis, a Cidade Imperial, na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, foi fundada em 1843, pelo Imperador Dom Pedro II, que lá construiu seu Palácio de Verão, atual Museu Imperial de Petrópolis. Dom Antonio e Dona Christine viveram no Município por mais de 20 anos, e lá criaram seus filhos, o saudoso Príncipe Dom Pedro Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe do Grão-Pará, Dom Rafael de Orleans e Bragança, e as Princesas Dona Amélia e Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança.

 

No Mausoléu Imperial da Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, estão sepultados o Imperador Dom Pedro II, a Imperatriz Dona Thereza Christina, a Princesa Dona Isabel e o Conde d’Eu. E em uma cripta sob o Mausoléu, estão sepultados o filho mais velho de Dona Isabel e Dom Gastão, o Príncipe Dom Pedro de Alcantara de Orleans e Bragança, e sua esposa, a Princesa Dona Elisabeth de Orleans e Bragança, tios-avós paternos de Dom Bertrand e Dom Antonio.