NOTA DE FALECIMENTO: D.ª CÁTIA FRAGA KIGAR

Publicado em 10/01/2023 às 17:00:05

 

Cumprimos o doloroso dever de comunicar aos monarquistas e amigos da Família Imperial Brasileira o falecimento, ocorrido no dia 26 de dezembro de 2022, na cidade de São Paulo, de D.ª Cátia Fraga Kigar, esposa do Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Dr. Malcolm Dale Kigar, veterano monarquista e amigo de longa data da Família Imperial.

 

O Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, esteve presente no velório de D.ª Cátia, realizado na capital paulista, antes do sepultamento, no dia 27 de dezembro, no Cemitério Vertical Metropolitano de São Vicente, no Litoral do Estado de São Paulo, onde a falecida nasceu e foi criada. Na ocasião, Dom Bertrand foi representado pelo Secretário da Pró Monarquia, Prof. Luiz Augusto da Silva Franco.

 

Nascida em uma família de sete irmãos, D.ª Cátia estudou Pedagogia, Enfermagem e Bioética, especialidades às quais se dedicou por três décadas, em especial no Hospital da Criança e no Hospital Santa Catarina, ambos em São Paulo, com grande competência e natural liderança, alcançando grande destaque na vida profissional, assim como no Bairro de Tucuruvi, na capital paulista, onde vivia, e na Paróquia Santa Joana D’Arc, no mesmo Bairro, onde era paroquiana. Ela também se dedicou a cuidar da sogra, D.ª Lygia Marques Kigar, nos anos anteriores ao seu falecimento, aos 100 anos de idade, em 2020. E, sempre que possível, D.ª Cátia acompanhava o marido em suas atividades monárquicas.

 

O Dr. Malcolm, que é também produtor cultural, teve um importante papel na idealização e realização do Programa Nacional das Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil “A Jornada dos Príncipes” que, com apoio do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da iniciativa privada, entre 2019 e 2022, levou os membros da Família Imperial a refazerem o caminho percorrido por seu antepassado, o Imperador Dom Pedro I, antes de proclamar nossa Independência, no dia 7 de setembro de 1822.

 

Fidelium animae per misericordiam Dei requiescant in pace.