DOM BERTRAND PARTICIPA DO XXII SIMPÓSITO DE ESTUDOS E AÇÃO CONTRA-REVOLUCIONÁRIA

Publicado em 07/03/2022 às 12:00:20

AGENDA DOS PRÍNCIPES (26/02 a 01/03/22)

 

 

O Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, foi convidado de honra e principal conferencista do XXII Simpósio de Estudos e Ação Contra-Revolucionária, realizado entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, sábado a terça-feira, no Salão Nobre do Hotel Tryp Higienópolis, em São Paulo, por iniciativa do benemérito Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, do qual Dom Bertrand e seu irmão, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, são Fundadores e Diretores.

 

Buscando congregar, sobretudo, a juventude católica de todo o Brasil, o evento propôs-se a fazer uma análise acurada da realidade brasileira e internacional à luz dos ensinamentos da Doutrina Católica, conforme expostos no livro “Revolução e Contra-Revolução”, obra magna do Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, eminente pensador católico e monarquista, Fundador da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade e inspirador de Associações co-Irmãs em todo o mundo.

 

Convidado a proferir as palavras de abertura e encerramento do Simpósio, Dom Bertrand falou da ampla floração de boas tendências, entusiasmos e dedicações que vem ocorrendo em todo mundo e, de modo muito particular, no Brasil, fazendo refluir – nesta quadra tão atribulada e decisiva de nossa História – as investidas dos agentes da Revolução e levando à realização do Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo, através do Imaculado Coração de Maria.

 

Ato contínuo, falou o Presidente do IPCO, Dr. Mário Navarro da Costa. Seguiram-se então, ao longo dos quatro dias de evento, brilhantes palestras de altíssimo nível; a saber: “Como derrotar a esquerda nas eleições de 2022: perspectivas e dificuldades”, do Dr. Frederico Romanini de Abranches Viotti, Diretor do IPCO; “A Sinodalidade na Igreja”, do Sr. José Antonio Ureta, Presidente da Associação Futuro da Cultura, da França; “A devoção a Nossa Senhora Rainha dos Anjos”, do Pe. Sávio Fernandes Bezerra, Pároco da Capelania da Saúde São Camilo de Lellis, da Diocese de Anápolis, no Estado de Goiás; “Os ideais que nunca morrem: Plinio Corrêa de Oliveira na origem da reação conservadora no livro de Benjamin Cowan”, do Sr. John Horvat II, Vice-Presidente da TFP Americana; “O Perfil do Contra-Revolucionário”, do Dr. Luis Guillermo Arroyave, do IPCO; “Grande desafio do Brasil: alimentar o mundo”, do Dr. Evaristo Eduardo de Miranda, Assessor da Presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária; “Cavalgada revolucionária do Governo Biden”, do Sr. James Bascom, da TFP Americana; “Bicentenário da Independência: missão providencial do Brasil”, do Sr. Nelson Ramos Barretto, do IPCO; “Os interesses da Civilização Cristã no conflito Rússia-Ucrânia”, do Sr. Julio Loredo, Presidente da TFP Italiana; e “A Cruzada da Ufania”, do Dr. Adolpho Lindenberg, Presidente de Honra do IPCO.

 

Estreito e duradouro foi o laço de amizade, pensamento e aspirações entre Dr. Plinio e o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até o seu falecimento, em 1981, que confiou ao preclaro amigo de infância – pois haviam brincado juntos no Bosque de Boulogne, na Paris de 1913 para 1914, quando a Família Imperial Brasileira vivia ainda seu injusto e penoso Exílio na França – a complementação da formação moral e religiosa de seus filhos mais velhos.

 

Assim, Dom Luiz e Dom Bertrand foram desde o início, em 1960, membros da TFP, e hoje são, ademais de Fundadores e Diretores, grandes entusiastas do IPCO, bem demonstrando que, mesmo décadas após terem falecido tanto Dom Pedro Henrique como Dr. Plinio, aquele vínculo permanece inalterado entre os sucessores dinásticos de um e os continuadores da boa obra do outro, com vistas a restaurar a Cristandade e fazer do Brasil um magnífico Império de expressão mundial, a Terra de Santa Cruz.

 

00