DOM BERTRAND PARTICIPA DO XVII SIMPÓSIO DA ASSOCIAÇÃO DOS FUNDADORES E DO IPCO

Publicado em 15/03/2022 às 12:00:39

AGENDA DOS PRÍNCIPES (27/02 A 01/03/22)

 

 

O Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, foi convidado de honra e principal conferencista do XVII Simpósio da Associação dos Fundadores e do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, realizado sob o leitmotiv “Invencibilidade da Contra-Revolução”, entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, domingo a terça-feira, no Salão Nobre do Pampas Palace Hotel, em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana do Estado de São Paulo, por iniciativa do benemérito IPCO.

 

Assim como seu irmão, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Bertrand integra o prestigioso rol de Fundadores e Diretores do Instituto, muitos dos quais concorreram ao Simpósio, tal qual centenas de outros antigos discípulos e admiradores do Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, eminente pensador católico e monarquista, Fundador da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade e inspirador de Associações co-Irmãs em todo o mundo.

 

Convidado a proferir as palavras de abertura do evento, o Príncipe ministrou palestra intitulada “A Igreja jamais será vencida: caminhamos para o Reino de Maria!”, a respeito da ampla floração de boas tendências, entusiasmos e dedicações que vem ocorrendo em todo o mundo e, de modo muito particular, no Brasil, fazendo refluir as investidas dos agentes da Revolução e levando à realização do Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo, através do Imaculado Coração de Maria.

 

Seguiram-se então, ao longo dos três dias de Simpósio, brilhantes palestras de altíssimo nível; a saber: “Próximo Sínodo dos Bispos: a sovietização da Igreja”, do Sr. José Antonio Ureta, Presidente da Associação Futuro da Cultura, da França; “A Cruzada do Profeta do Reino de Maria”, do Sr. Valdir Trivellato, do IPCO; “O Profetismo de Plinio Corrêa de Oliveira”, do Sr. Fábio Cardoso da Costa, do IPCO; “A Santa ‘Bagarre’ regeneradora e o novo ‘Pentecostes’”, do Sr. Sérgio Bertoli, Coordenador do IPCO em Brasília; “Reino de Maria, o maior reflexo do Céu na terra”, do Sr. Diogo Chogo Waki, Diretor de Relações Internacionais do IPCO; “Papel dos CCEE na vinda do Reino de Maria” e “Desagravo aos Sagrados Corações de Jesus e Maria”, do Sr. Marcos Luiz Garcia, Coordenador de Campanhas da Associação Devotos de Fátima; e “Exsurge Domine! Quare obdormis?”, do Dr. Mario Navarro da Costa, Presidente do IPCO.

 

O programa, profundamente enriquecedor, consistiu ainda de horários separados para estudos de “Ambientes, Costumes e Civilizações” – sob os temas “Civilização e Tradição” e “Prenunciam um grande futuro, as relíquias do passado” – e atos de piedade, rogando à Santíssima Virgem, dentre outras nobres causas, pela grandeza cristã do Brasil, esta maravilhosa Nação nascida sob a luz do Cruzeiro do Sul, cujo primeiro monumento foi uma Cruz e o primeiro ato público foi a celebração de uma Santa Missa.

 

Por fim, encerraram-se as atividades, já na capital São Paulo, com orações junto ao túmulo de Dr. Plinio, no Cemitério da Consolação, e visitas à Sede Reino de Maria do IPCO, marcada já há várias décadas por muita oração, pompa e trabalho, e à residência, impregnada de Fé e alta cultura, além de inteiramente preservada como era em vida de sua proprietária, de D.ª Lucilia Ribeiro dos Santos Corrêa de Oliveira, augusta mãe de Dr. Plinio, que foi uma grande dama católica de seu tempo.

 

Estreito e duradouro foi o laço de amizade, pensamento e aspirações entre Dr. Plinio e o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até o seu falecimento, em 1981, que confiou ao preclaro amigo de infância – pois haviam brincado juntos no Bosque de Boulogne, na Paris de 1913 para 1914, quando a Família Imperial Brasileira vivia ainda seu injusto e penoso Exílio na França – a complementação da formação moral e religiosa de seus filhos mais velhos.

 

Dom Luiz e Dom Bertrand foram então, desde o início, em 1960, membros da TFP, e hoje são, ademais de Fundadores e Diretores, grandes entusiastas do IPCO, bem demonstrando que, mesmo décadas após terem falecido tanto Dom Pedro Henrique como Dr. Plinio, aquele vínculo permanece inalterado entre os sucessores dinásticos de um e os continuadores da boa obra do outro, com vistas a Restaurar a Cristandade e fazer do Brasil um magnífico Império de expressão mundial, a Terra de Santa Cruz.