DOM BERTRAND ESCREVE ÀS AUTORIDADES DE VASSOURAS, CIDADE IMPERIAL

Publicado em 02/05/2023 às 12:00:23

 

O Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, escreveu ao Prefeito e ao Presidente da Câmara Municipal de Vassouras, no Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro, Sr. Severino Ananias Dias Filho e Prof. Dr. José Maria Vaz Capute, agradecendo, em seu próprio nome e no da Família Imperial Brasileira, pela passagem e sanção da Lei Municipal nº 3.541, de 20 de março de 2023, que deu a Vassouras o título de “Cidade Imperial”.

 

Em 1965, o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até seu falecimento, em 1981, e sua esposa, a Princesa Consorte do Brasil, Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança, pais de Dom Bertrand e de seus onze irmãos, mudaram-se para o Sítio Santa Maria, em Vassouras, com os filhos mais novos. A Família Imperial ainda possui o Sítio, mantendo a forte ligação que Dom Pedro Henrique e Dona Maria construíram com o Município e seus habitantes.

 

Fundada em 1782, como a Sesmaria de Vassouras e Rio Bonito, Vassouras entrou para a História com o apelido de “A Princesinha do Café”, por estar localizada no coração do chamado “Vale do Café”, região hoje com forte apelo turístico, e que, no tempo do Império, chegou a produzir 75% de todo o café consumido no mundo, levando o Brasil à posição de líder mundial na produção e exportação do produto. Lá também viveram mais de 30 titulares do Império.

Escrevendo às autoridades vassourenses, Dom Bertrand usou o Fons honorum (“Fonte de Honra”, em latim) – o direito que um Soberano, reinante ou de direito, tem de conceder títulos e honrarias – para reconhecer oficialmente, do ponto de vista monárquico, Vassouras como “Cidade Imperial”. Assim como seus antecessores na Chefia da Casa Imperial, nosso Imperador “de jure” fará essas concessões apenas em casos especiais, como o de Vassouras, demonstrando que não abre mão de seus direitos.