DOM ANTONIO E DONA CHRISTINE SERÃO PATRONOS DO CORO OFICIAL DO CRISTO REDENTOR

Publicado em 04/05/2023 às 12:00:47

 

O Príncipe e a Princesa Imperiais do Brasil, Dom Antonio e Dona Christine de Orleans e Bragança, serão Patrono e Patronesse do Coro da Princesa, o coro oficial do Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Dom Antonio e Dona Christine aceitaram o convite do Reitor do Santuário do Cristo Redentor e Pároco da Paróquia São José da Lagoa (Rio de Janeiro), Pe. Omar Raposo, e do Diretor Artístico do Coro da Princesa, Msto. Leonardo Randolfo.

 

A posse dos Príncipes como Patronos será realizada em julho, em comemoração aos 177 anos do nascimento da Princesa Dona Isabel, bisavó de Dom Antonio. O nome “Coro da Princesa” foi escolhido em homenagem a Dona Isabel, cuja assinatura da Lei Áurea, a 13 de maio de 1888, abolindo a escravidão no Brasil, está diretamente ligada à construção do Cristo Redentor, inaugurado a 12 de outubro de 1931, no alto do Morro do Corcovado.

 

Pela Abolição, Dona Isabel recebeu o cognome de “A Redentora”, e quiseram homenageá-la com uma estátua. A Princesa respondeu que a homenagem deveria ser ao verdadeiro Redentor da humanidade. Assim, em 1922, no Centenário da Independência do Brasil e um ano após o falecimento de Dona Isabel, sua nora, a Princesa Imperial Viúva do Brasil, Dona Maria Pia de Bourbon-Sicílias de Orleans e Bragança, avó de Dom Antonio, lançou a pedra fundamental da construção do Cristo Redentor.

 

Os Príncipes sempre se interessaram por música, os dois tocando instrumentos como piano, violão e flauta. Dona Christine também participou de coros religiosos quando jovem. Esse interesse foi passado aos quatro filhos do Casal, o Príncipe Dom Pedro Luiz de Orleans e Bragança, a Princesa Dona Amélia de Orleans e Bragança, o Príncipe do Grão-Pará, Dom Rafael de Orleans e Bragança, e, de modo muito especial, a Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança.