AGENDA DOS PRÍNCIPES: XVIII SIMPÓSIO DA ASSOCIAÇÃO DOS FUNDADORES E DO INSTITUTO PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA

Publicado em 02/03/2023 às 12:00:45

 

O Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, participou da abertura do XVIII Simpósio da Associação dos Fundadores e do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, realizado sob o tema “Invencibilidade da Contra-Revolução”, no dias 19 a 21 de fevereiro, domingo a terça-feira, no Salão Nobre do Pampas Palace Hotel, em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana do Estado de São Paulo, e reunindo famílias católicas e monarquistas de todo o Brasil.

 

Dom Bertrand, um dos Fundadores e Diretores do IPCO, proferiu a palestra de abertura do evento, intitulada “O mundo caminha para o Reino de Maria”. O Príncipe falou sobre a atual situação de nosso País e do mundo, afirmando que, mesmo com as dificuldades, devemos sempre confiar na promessa de que, no fim, o Imaculado Coração de Maria triunfará. Assim, poderemos realizar, neste mundo, o Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo, através da Santíssima Virgem.

 

Nos três dias de Simpósio, foram proferidas outras oito palestras, realizados atos de piedade e os participantes visitaram, em São Paulo, o túmulo, no Cemitério da Consolação, do Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, eminente pensador católico e monarquista, Fundador da Sociedade de Defesa da Tradição, Família e Propriedade; a casa onde viveu a mãe dele, D.ª Lucilia Ribeiro dos Santos Corrêa de Oliveira; e a Sede do Reino de Maria do IPCO.

 

O IPCO continua, no Brasil, a obra de Dr. Plinio, que consiste, resumidamente, em mobilizar a sociedade civil a fim de preservar a Civilização Cristã, ameaçada pelo avanço da Revolução anticristã. Dom Bertrand e seu irmão e imediato antecessor dinástico, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1981 até seu falecimento, em 2022, foram discípulos de Dr. Plinio e membros da TFP desde o início, em 1960.

 

Estreito e duradouro foi o laço de amizade, pensamento e aspirações entre o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até seu falecimento, em 1981, e Dr. Plinio. Dom Pedro Henrique confiou ao amigo a complementação da formação religiosa e moral dos filhos Dom Luiz e Dom Bertrand, que, após o falecimento de Dr. Plinio, em 1995, participaram da fundação do IPCO, em 2006, para assim continuar defendendo a Civilização Cristã.