AGENDA DOS PRÍNCIPES: VISITA À IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DA PENITÊNCIA E AO MUSEU SACRO FRANCISCANO

Publicado em 25/04/2023 às 12:00:28

 

Na sexta-feira, dia 21 de abril, o Príncipe e a Princesa Imperiais do Brasil, Dom Antonio e Dona Christine de Orleans e Bragança, visitaram a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência e o Museu Sacro Franciscano, no Rio de Janeiro. Dom Antonio e Dona Christine foram recebidos pelo Administrador da Igreja e do Museu, Irmão Professo da Fraternidade Franciscana Secular de São Francisco da Penitência Eng. Carlos Alberto Pinheiro.

Também acompanharam a visita dos Príncipes o ex-Presidente da Fundação Biblioteca Nacional Prof. Luiz Carlos Ramiro Júnior; o Diretor-Geral do Centro Dom Bosco, Prof. Dr. Bruno Farias Mendes; a ex-Diretora Social do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito D.ª Penhair Bettancourt Bernardone Zimma Carloti; o Prof. Luiz Raphael Tonon; e o Analista José Carlos Alves de Matos Sepúlveda da Fonseca.

Dedicada a São Francisco de Assis e administrada pela Terceira Ordem Regular de São Francisco da Penitência, a Igreja foi construída entre 1657 e 1733, em estilo barroco, sobre o Morro de Santo Antônio, onde também se encontra o Convento de Santo Antônio. A Igreja e o Convento formam um dos mais antigos e importantes conjuntos arquitetônicos do Período Colonial no Rio de Janeiro. O Museu, anexo à Igreja, foi inaugurado em 1933, e é o mais antigo e completo do tipo no Brasil.

Lá foi escrita a declaração lida pelo Imperador Dom Pedro I, então Príncipe Real de Portugal e Regente do Brasil, no Dia do Fico, a 9 de janeiro de 1822. E a Imperatriz Dona Leopoldina foi sepultada no Mausoléu sob um dos pátios internos do conjunto entre 1911, quando seus restos mortais foram retirados do Convento da Ajuda, também no Rio de Janeiro, que seria demolido, e 1954, quando foram transferidos para a Cripta Imperial do Monumento à Independência do Brasil, em São Paulo.

Outros membros da Casa de Bragança ainda estão sepultados no Mausoléu: os Príncipes da Beira Dom Miguel e Dom João Carlos e a Princesa Dona Paula Mariana, filhos de Dom Pedro I e Dona Leopoldina; a Princesa Dona Maria Amelia, filha de Dom Pedro I e da Imperatriz Dona Amelia; os Príncipes Imperiais Dom Afonso e Dom Pedro, filhos do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Thereza Christina; e a Princesa do Grão-Pará Dona Luiza Victoria, filha da Princesa Dona Isabel e do Conde d’Eu.

Em um Altar lateral, está sepultado o Infante Dom Pedro Carlos, neto da Rainha Dona Maria I e do Rei Dom Pedro III, casado com a prima-irmã, a Infanta Dona Maria Teresa, filha do Rei Dom João VI e da Rainha Dona Carlota Joaquina. E, em julho e agosto do ano passado, lá foram celebradas Missas de 7º e 30º dias em sufrágio da alma do Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1981 até seu falecimento, em 2022, irmão de Dom Antonio.