AGENDA DOS PRÍNCIPES: SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DO GRÊMIO LITERÁRIO DE LISBOA

Publicado em 15/12/2022 às 12:00:50

 

Na terça-feira, dia 29 de novembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelo sobrinho, o Príncipe do Grão-Pará, Dom Rafael de Orleans e Bragança, na Sessão de Apresentação dos Livros “Caminhos da Independência”, do Prof. Dr. Rui Manuel Figueiredo Marcos, e “Uma Visão Transcendente da Independência do Brasil”, do Prof. Dr. Ibsen José Casas Noronha, realizada no Grêmio Literário de Lisboa, capital de Portugal.

 

Dom Rafael foi recebido pelo Presidente do Grêmio Literário, Prof. Dr. António Pinto Marques. Estavam presentes o Príncipe Dom Duarte de Bragança, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real de Portugal, sua esposa, a Princesa Dona Isabel de Bragança, Duquesa de Bragança, e seu primo-irmão, D. Francisco de Bragança van Uden; o Embaixador do Brasil em Portugal, Dr. Raimundo Carreiro Silva; figuras de destaque da sociedade portuguesa; e numerosos monarquistas brasileiros e portugueses.

 

O Príncipe proferiu as palavras de encerramento do evento. Dom Rafael falou da qualidade dos livros, publicados no ano do Bicentenário da Independência do Brasil, proclamada a 7 de setembro de 1822, por seu pentavô, o Imperador Dom Pedro I (Rei Dom Pedro IV de Portugal), e lembrou que o livro do Dr. Ibsen foi prefaciado por seu pai, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança, e o do Dr. Rui Manuel por seu primo-irmão, o Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança.

 

Os autores são Catedráticos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. E o Dr. Ibsen, amigo de longa data da Família Imperial Brasileira, é o primeiro brasileiro a lecionar naquela instituição, onde exerce o cargo de Regente da História do Direito Luso-Brasileiro. No final da década de 1990, ele foi o Presidente da Juventude Monárquica do Brasil, posição ocupada hoje por Dom Rafael, e seu filho, o menino Francisco José de Sousa Noronha, é afilhado do Príncipe.

 

Realizada na Biblioteca do Grêmio Literário, a Sessão foi presidida pelo ex-Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e ex-Embaixador da República Portuguesa no Brasil Prof. Francisco Maria de Sousa Ribeiro Telles, e foi servido um Porto de Honra aos participantes. Por fim, o supracitado Dr. Pinto Marques ofereceu um jantar em homenagem a Dom Rafael, com a presença de Dom Duarte e Dona Isabel, na Sala Louis XV do Grêmio Literário.

 

Dom Duarte é filho da Princesa Dona Maria Francisca de Orleans e Bragança e do Príncipe Dom Duarte Nuno de Bragança, Duque de Bragança e Chefe da Casa Real de Portugal de 1932 até o seu falecimento, em 1976. Seu primo D. Francisco é filho da irmã de Dom Duarte Nuno, a Infanta Dona Maria Adelaide de Bragança, e do Dr. Nicolaas van Uden, médico holandês naturalizado português. Dom Duarte Nuno e Dona Maria Adelaide eram netos do Rei Dom Miguel I e bisnetos do Rei Dom João VI.

 

Já Dona Maria Francisca era neta da Princesa Dona Isabel e do Conde d’Eu, e prima-irmã do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até o seu falecimento, em 1981, pai de Dom Bertrand e Dom Antonio. Dom Bertrand e Dom Duarte têm o mesmo ideal de Restauração de uma sociedade autenticamente cristã e monárquica unindo todo o Mundo Lusófono e marcada, sobretudo, pela Fé e a afetividade do povo brasileiro e do povo português.

 

Fundado em 1846, por uma Carta Régia da Rainha Dona Maria II, o Grêmio Literário desde então vem promovendo a literatura e a cultura portuguesas através de intensa atividade intelectual, que inclui cursos e conferências sobre literatura, arte, arquitetura, economia, política e direito. Desde 2018, a Sede do Grêmio Literário, o Palacete Loures, com seu patrimônio material e imaterial integrado e seu jardim, é considerado Monumento de Interesse Público pelo Ministério da Cultura Português.