AGENDA DOS PRÍNCIPES: SESSÃO COMEMORATIVA “BICENTENÁRIO DA CONSTITUIÇÃO IMPERIAL DO BRASIL (1824-2024)”

Publicado em 30/05/2024 às 12:00:45

Na quarta-feira, 15 de maio, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, participou, com o sobrinho e segundo sucessor dinástico, o Príncipe do Grão-Pará, Dom Rafael de Orleans e Bragança, da Sessão Comemorativa “Bicentenário da Constituição Imperial do Brasil (1824-2024)”, no Grêmio Literário de Lisboa, Portugal. A solenidade aconteceu na Biblioteca e foi seguida de jantar na Sala Luís XIV do Palacete Loures, sede da associação.
Promovida pelo Instituto Português de Estudos Contemporâneos, para comemorar os 200 anos da Constituição de 1824, que o Imperador Dom Pedro I, tetravô de Dom Bertrand, outorgou ao Brasil a 25 de março daquele ano, a Sessão aconteceu na presença do Príncipe Dom Duarte de Bragança, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real de Portugal. O Príncipe, que presidiu a solenidade, estava com o primo, Dom Francisco de Bragança van Uden.
Dom Bertrand e Dom Duarte são primos de terceiro grau, bisnetos da Princesa Dona Isabel e do Príncipe Dom Gastão, Conde d’Eu. Os Príncipes são também Chefes dos dois ramos da Casa de Bragança, fundada em 1442: o português, reinante a partir de 1640, e o brasileiro, reinante a partir de 1822. Além do parentesco, a Família Imperial Brasileira e a Família Real Portuguesa mantêm boas relações, encontrando-se ocasionalmente, em eventos oficiais e familiares.
Dom Bertrand e Dom Rafael foram recebidos pelo Regente da Cadeira de História do Direito Luso-Brasileiro da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Ibsen Noronha, que organizou a Sessão; o Presidente do Grêmio, António Teixeira Pinto-Marques, que abriu os trabalhos; e o Embaixador do Brasil, Raimundo Carreiro Silva. Também estavam presentes outros monarquistas, amigos da Família Imperial, autoridades e figuras de destaque, brasileiros e portugueses.
A solenidade marcou ainda o lançamento, em Portugal, do livro “No Bicentenário da Constituição de 1824: estudos sobre a formação constitucional do Brasil Império”. Idealizada e prefaciada por Dom Bertrand, organizada por Ibsen Noronha e publicada pela Livraria Resistência Cultural Editora e a editora Caminhos Romanos, a obra reúne ensaios de diferentes autores sobre aspectos jurídicos, históricos, políticos e econômicos daquela Carta.
Fundado em 2020, em Coimbra, Portugal, o Instituto Português de Estudos Contemporâneos tem o objetivo de defender e proteger os princípios e instituições fundamentais da Civilização Cristã, inspirando-se no Magistério e Tradição da Igreja e na obra dos principais pensadores católicos. Para isso, realiza campanhas, reuniões de estudos e conferências sobre religião, cultura, ciência, direito, economia, educação, filosofia, formação, história e moral.
Já o Grêmio Literário de Lisboa foi fundado em 1846, na capital portuguesa, com a permissão da Rainha Dona Maria II de Portugal. Seu objetivo é promover o convívio e atividade intelectual por meio de conferências, correspondência internacional, cursos, recitais e reuniões, entre outras atividades, sobre literatura, arquitetura, arte, cultura, direito, economia e política. Com um papel cultural e social, desde sua fundação, a associação também tem seções esportivas, de esgrima e xadrez.
Veterano monarquista e amigo da Família Imperial, Ibsen Noronha é jurista, professor, conferencista e escritor. Foi Presidente da Juventude Monárquica do Brasil e fundou a Associação dos Amigos da Família Imperial, de Brasília, e a Associação para a Defesa da Tradição, Família e Propriedade, de Portugal. Ensinou também na Universidade de Brasília, no Centro Universitário UDF e na Universidade do Legislativo Brasileiro.
COMPRE O LIVRO “NO BICENTENÁRIO DA CONSTITUIÇÃO DE 1824: ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO CONSTITUCIONAL DO BRASIL IMPÉRIO”
📚 Livraria Resistência Cultural Editora