AGENDA DOS PRÍNCIPES: SANTA MISSA NA CRIPTA IMPERIAL

Publicado em 29/11/2022 às 12:00:46

 

Na quarta-feira, dia 2 de novembro, data em que a Santa Igreja comemora os Fiéis Defuntos, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelo sobrinho, o Príncipe Dom Pedro Alberto de Orleans e Bragança, na Santa Missa que fez celebrar na Cripta Imperial do Monumento à Independência do Brasil, em São Paulo, em sufrágio da alma de seus tetravós, o Imperador Dom Pedro I e as Imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amelia.

 

O Santo Sacrifício da Missa foi oferecido na Forma Extraordinária do Rito Romano pelo Pároco da Igreja São Francisco e Santo Estevão, Pe. Alessandro Carvalho de Faria, que na Homilia falou das comemorações, ao longo deste ano, do Bicentenário de nossa Independência, proclamada por Dom Pedro I a 7 de setembro de 1822, às margens do Riacho do Ipiranga, onde o Monumento e a Cripta foram construídos. Ao final da celebração, o Príncipe recebeu os cumprimentos dos fiéis presentes.

 

O Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até o seu falecimento, em 1981, pai de Dom Bertrand e avô de Dom Pedro Alberto, ao autorizar a transferência dos restos mortais de seus antepassados para a Cripta Imperial, exigiu que o local fosse adornado com um Crucifixo, para que tivesse aspecto religioso; tivesse um Altar, para a celebração de Missas por alma do Imperador e das Imperatrizes; e fosse antes bento por um sacerdote católico.

 

Dom Pedro Alberto é o mais velho dos quatro filhos do Príncipe Dom Alberto e da Princesa Dona Maritza de Orleans e Bragança. Descende, pela mãe, de Tomé de Sousa, primeiro Governador-Geral do Brasil; do Visconde da Torre de Garcia d’Ávila, primeiro titular do Império; e de outras Famílias brasileiras tituladas. Formado em Engenharia de Produção, atua na iniciativa privada, e em 2021 se casou com a Srta. Alessandra Haegler Fragoso Pires, de Família suíço-brasileira. Residem em São Paulo.