AGENDA DOS PRÍNCIPES: SANTA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO

Publicado em 02/06/2022 às 17:00:57

 

Na sexta-feira, dia 13 de maio, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado por seu irmão e cunhada, o Príncipe Dom Antonio e a Princesa Dona Christine de Orleans e Bragança, na Santa Missa celebrada na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, no Rio de Janeiro, em Ação de Graças pela Abolição da Escravidão no Brasil e em Sufrágio da Alma dos abolicionistas.

 

Promovido pelo benemérito Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito, para marcar o 134º aniversário da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Dona Isabel, a Redentora, veneranda bisavó de Dom Luiz e Dom Antonio, o Santo Sacrifício da Missa foi oferecido pelo Bispo Emérito de Guanhães, D. Jeremias Antônio de Jesus, naquela Irmandade tão ligada à História do Brasil e da Abolição, e à qual Dom Luiz em 1996 houve por bem outorgar o título de “Imperial”.

 

Em sua Homilia, D. Jeremias recordou as virtudes e a exímia fidelidade – à Santa Igreja, ao Brasil e a si mesma – de Dona Isabel, que representou na História do Brasil o modelo ideal de Soberana católica: santa, sábia e heroica, que ministra a justiça a seu povo e leva seu País à grandeza. A Princesa, ademais, sacrificou conscientemente seu Trono ao assinar a Lei Áurea, pela qual aboliu a escravidão no Brasil, a 13 de maio de 1888.

 

Ao final da celebração, Dom Antonio e Dona Christine de muito bom grado receberam, na Sacristia, os cumprimentos dos veteranos e jovens monarquistas, amigos da Família Imperial Brasileira e demais fieis presentes. Sempre amáveis e solícitos, Dom Antonio a todos impressionou com a profundidade e palpitação dos conceitos que emite, ao passo que Dona Christine bem demonstrou que a mais Alta Nobreza em que nasceu, ao invés de lhe dar brilho, é na verdade adornada por sua augusta pessoa.